Escolas atendidas pelo Klabin Semeando Educação avançam no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb)
COM ASSESSORIAS – O programa Klabin Semeando Educação, que capacita gestores e professores do ensino fundamental das escolas públicas, contribuiu para o aumento do Ideb (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica) em 11 dos 12 municípios onde é realizado no Paraná. Houve melhoria nas cidades de Congonhinhas, Curiúva, Doutor Ulysses, Imbaú, Ortigueira, Reserva, Rio Negro, Sapopema, Telêmaco Borba, Tibagi e Ventania. O município de Rio Branco do Ivaí manteve a média em relação ao levantamento anterior, realizado em 2021.
A iniciativa capacita gestores e professores da rede pública de ensino em planejamento e gestão escolar, abrangendo desde iniciativas relacionadas à infraestrutura, pedagogia e no relacionamento com a comunidade escolar em geral. Os professores também recebem apoio em forma de treinamento e material pedagógico para o melhor ensino de matemática e português, disciplinas que integram a Prova Brasil, que avalia o desempenho dos alunos e avalia o seu aprendizado ao longo de toda a trajetória escolar, incluindo habilidades de anos anteriores e posteriores ao que estão matriculados.
O programa também é desenvolvido pela Klabin em Santa Catarina, Pernambuco e São Paulo. No Paraná, Imbaú, Ortigueira e Telêmaco Borba foram os primeiros municípios a receberem o programa. Desde então, os crescimentos foram significativos, em cada uma das três cidades. Veja tabela abaixo.
Em Ortigueira, o Centro Estadual Florestal e Agrícola, projeto pioneiro da Klabin em parceria com o governo do Estado do Paraná, registrou nota 5,3, a maior entre as 50 escolas do Núcleo Regional de Educação de Telêmaco Borba. A única escola técnica da América Latina especializada em mecânica e operações de máquinas florestais também ficou acima da média paranaense, com 4,7, e da média do país (4,3). A Escola Técnica teve consultoria do programa Klabin Semeando Educação nos anos que antecederam a última medição, em 2021 e 2022.
“Com o programa da Klabin, os professores ficam mais preparados para lidar com os desafios do ensino, adotando metodologias inovadoras que tornam as aulas mais dinâmicas e atraentes para os alunos. Essa mudança na abordagem pedagógica resultou em um aumento da motivação dos estudantes e contribuiu para o desempenho geral da nossa escola”, diz Ana Paula Borges Soares, diretora da escola Barão do Rio Branco, de Imbaú.
“Esses resultados reforçam a eficácia das iniciativas que a Klabin tem implementado em parceria com as comunidades e os municípios. O avanço na educação da maioria das cidades participantes do programa Klabin Semeando Educação é um reflexo do comprometimento de todos os envolvidos em oferecer uma educação de qualidade e preparar as gerações mais novas para um futuro promissor”, afirma Uilson Paiva, gerente de Responsabilidade Social e Relações com a Comunidade da Klabin.