Correio dos Campos

Ex-ministro Antonio Cabrera abre Painel do Agro 2024

Evento acontece dentro da programação da feira no dia 08, às 9 horas, com entrada gratuita
30 de julho de 2024 às 16:54
Painel do Agro acontece no Pavilhão One e é transmitido ao vivo pelo Canal Rural. (Foto: Arquivo)

COM ASSESSORIAS – Ministro da Agricultura e da Reforma Agrária entre 1990 e 1992, Antonio Cabrera abrirá a programação do Painel do Agro 2024 no Agroleite, em Castro (PR). O evento promovido pelo Grupo Calpar terá ainda outros sete convidados em debates sobre geopolítica, sustentabilidade, infraestrutura, clima e mercado. Com o tema ‘O que esperar do Brasil agro em 2025?’, a quarta edição do Painel acontecerá no Pavilhão One da Cidade do Leite, na quinta-feira dia 08 de agosto, a partir das 9 horas, com entrada gratuita e transmissão ao vivo pelo Canal Rural.

“É a oportunidade de conversar de perto com importantes nomes do agronegócio brasileiro sobre questões pertinentes ao desenvolvimento do setor que é responsável por um quarto do PIB do país”, antecipa Paulo Bertolini, diretor comercial do Grupo Calpar que vai mediar um dos debates.

Giovani Ferreira, CEO do Canal Rural Sul e apresentador do Painel, reforça a importância do evento: “No momento em que abrimos um novo ciclo produtivo, da safra 2024/25, a parceria com o Agroleite e o Grupo Calpar consolida um importante palco de discussão sobre tendências do agronegócio. Vamos colocar em pauta as principais variáveis do setor com o objetivo de informar e auxiliar a tomada de decisão de todos os elos da cadeia produtiva”.

Programação

A abertura do Painel do Agro será às 9 horas e, em seguida, às 9h15, começa o painel sobre ‘Geopolítica e Sustentabilidade no Agro’ com o ex-ministro da Agricultura e Reforma Agrária Antonio Cabrera.

Às 10 horas, o painel com o tema ‘Infraestrutura: condição ao agro eficiente e competitivo’ terá a participação de José Velloso, presidente da Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos (Abimaq); Eduardo Navarro, presidente Câmara de Irrigação da Abimaq, e José Roberto Ricken, presidente da Organização das Cooperativas do Estado do Paraná (Ocepar), com mediação de Paulo Bertolini, que também é presidente da Associação Brasileira dos Produtores de Milho (Abramilho).

O terceiro painel começa às 10h40 sobre ‘Clima, mercado e estatísticas que desafiam produção, consumo e exportação’, com Fernando Gutierrez, Analista da plataforma Safras & Mercado; Willem Bouwman, presidente da Cooperativa Castrolanda; Arthur Müller, meteorologista do Canal Rural, e Miguel Daoud, colunista do Canal Rural, com mediação de Giovani Ferreira.