Saúde de Ponta Grossa registra mais duas mortes por Dengue no município
COM ASSESSORIAS – A Fundação Municipal de Saúde informou nesta sexta-feira (26) mais dois óbitos causados por dengue de pacientes residentes em Ponta Grossa. Uma das vítimas era paciente do sexo feminino, na faixa etária de 60 a 69 anos; a outra, um homem, na faixa etária de 50 a 59 anos. Ambos faleceram durante o mês de abril/2024.
Como se proteger da doença?
Para evitar a dengue, a eliminação dos focos do mosquito segue como medida mais eficaz. As larvas do transmissor se desenvolvem em água parada. Dessa forma, é preciso empenho da sociedade para eliminar os criadouros com medidas simples e que podem ser implementadas na rotina, como tampar caixas d’água e outros reservatórios, higienizar potes de água de animais de estimação, tampar ralos e pias, entre outras.
O Ministério da Saúde sugere que a população faça uma inspeção em casa, pelo menos, uma vez por semana, para encontrar possíveis focos de larvas. Além disso, é necessário receber bem os agentes de saúde e agentes de combate às endemias. Por fim, recomenda-se como medida adicional de controle o uso de repelentes e a instalação de telas em portas e janelas, especialmente nas regiões com maior registro de casos.
Com informações do Governo Federal