Correio dos Campos

Procissão incentiva fiéis a levarem toalhas brancas, cobertores e mantas

6 de junho de 2023 às 17:48
(Foto: Arquivos paróquias)

COM ASSESSORIAS – A Solenidade de Corpus Christi, em alguns países, é celebrada no domingo seguinte do domingo da Santíssima Trindade. No Brasil, ela segue sendo lembrada na quinta-feira. É uma festa de preceito, isto é, dia em que todo o católico deve participar da celebração da Santa Missa. A palavra ‘Corpus Christi’ vem da língua latina e significa ‘Corpo de Cristo’. A Solenidade celebra a presença real e substancial de Cristo na Eucaristia e representa o testemunho público da veneração para com a Santíssima Eucaristia. Na Diocese de Ponta Grossa, a festa será lembrada em todas as paróquias, com procissões, marcadas para a tarde desta quinta-feira (8).

Na cidade de Ponta Grossa, a procissão inicia na Rua Júlio de Castilho, em frente ao Lar São Vicente de Paulo de assistência a idosos, e passa pela Balduíno Taques, Vicente Machado e termina na Rua Benjamin Constant com a bênção pelo Santíssimo, feita pelo bispo Dom Sergio Arthur Braschi. Todos os anos, a procissão, além de estimular a oração e reflexão, também incentiva os fiéis a praticarem uma ação caridosa. O gesto concreto de Corpus Christi este ano é direcionado ao Hospital do Coração Bom Jesus, que tem enfrentado dificuldades econômicas nestes últimos meses. Poderão ser doados cobertores, mantas de casal, toalhas de banho brancas e fraldas geriátricas.

No trajeto da procissão haverá pontos de coleta, com carros identificados. Doações poderão ser feitas via a chave PIX: [email protected] Algumas paróquias estão recebendo as doações nas secretarias, como é o caso da Nossa Senhora da Saúde, na Vila Estrela, e da Santa Teresinha, em Oficinas. Na Nossa Senhora da Saúde, as contribuições poderão ser feitas até o final do mês. “Tudo será reunido e entregue à administração do hospital. A paróquia também vai doar”, conta o pároco, padre Ricardo Sérgio de Melo. Na Santa Teresinha, os paroquianos podem levar cobertores, mantas e toalhas brancas até a missa das 10 horas, desta quinta-feira.

Pela Diocese

Em Ortigueira, a Paróquia São Sebastião fará sua procissão logo depois da missa das 15 horas. Serão 640 metros de trajeto, saindo da frente da matriz. Haverá quatro paradas para reflexão com os fiéis. A decoração do tapete será confeccionada por integrantes de 22 movimentos católicos. Foram arrecadados alimentos e agasalhos, que serão intercalados junto com a serragem na ornamentação. Tudo será doado posteriormente.

Na Paróquia São Roque, em Ventania, a missa seguida da procissão será também às 15 horas, com início na Matriz e seguindo por uma das pistas da Avenida Anacleto Bueno de Camargo. O percurso será de 150 metros. Em Imbaú, os tapetes serão decorados com cartazes sobre a Eucaristia. A procissão será às 15 horas, saindo da Capela Santo Antônio, na Cidade Alta, até a Matriz São José, com celebração da Santa Missa em seguida.