Correio dos Campos

Campanha de combate ao escorpião será intensificada no Município

Verão é a época mais propícia para o aparecimento dos aracnídeos
23 de fevereiro de 2023 às 17:30
(Foto: Divulgação/PMPS)

COM ASSESSORIAS – Embora as campanhas de combate ao escorpião sejam desenvolvidas de forma contínua, assim como acontece com as da dengue, as ações são intensificada especialmente durante o verão, quando eles aparecem com maior incidência.

Devido ao grande número de reclamações e ao aumento de casos de acidentes por escorpiões nas residências de Piraí do Sul, a Secretaria Municipal de Saúde, através do Serviço de Vigilância em Saúde, realizou na quinta-feira passada (16) um treinamento sobre Escorpionismo e escorpiões de interesse a saúde para todos os Agentes Comunitários de Saúde (ACS) e Agentes de Combate às Endemias (ACE).

Conduzido pela equipe técnica da 3.ª Regional de Saúde, o tema abordado destacou as espécies de escorpião encontradas no Paraná e em Piraí do Sul, o comportamento dos animais e as medidas preventivas para controle, além de práticas sobre como proceder caso ocorra acidente com escorpiões, o tratamento e a aplicação do soro antiescorpiônico.

De hábitos noturnos e incrivelmente resistentes a inseticidas comuns, os escorpiões estão em plena época de reprodução, exigindo  cuidados por parte da população e da municipalidade. A partir dessa semana, os técnicos do serviço de Vigilância em Saúde devem intensificar a campanha focada no combate aos escorpiões que saem de noite e durante o dia costumam se abrigar em locais escuros, como amontoados de entulhos, fornos a lenha sem uso, frestas de piso, paredes e muros.

“Lembramos que toda a população deve fazer sua parte, limpando seu quintal e não deixando lixo acumulado, já que são estes os locais propícios para reprodução do escorpião”, destaca a médica veterinária da Vigilância Sanitária, Jocimara Tambosi.

Qualquer pessoa que encontrar um escorpião em casa, no trabalho ou em outro tipo de ambiente que frequente, deve entrar em contato com a Vigilância Ambiental através do Fone/Whatts 3237-8721, para que os agentes encarregados da campanha se dirijam até o local indicado para orientar os ocupantes a como rearranjar a residência para que não criem focos. Além disso, em casos como esse os profissionais coletam e encaminham amostras para o laboratório, para mapeamento das espécies encontradas no município.

“O perigo é para todos e o cuidado e o combate também é responsabilidade de todos. Cada um deve cuidar de sua casa e do seu quintal, mas todos tendo a consciência de que não adianta um cuidar e o vizinho não. Somos todos contra a proliferação dos escorpiões”, diz o secretário de Saúde, Julio Sandrini.

O que fazer – Em caso de ser picada por um escorpião, a pessoa deve imediatamente lavar o local com água e sabão e procurar o serviço de saúde mais próximo.