Correio dos Campos

Vigilância Sanitária conta com unidade especializada para identificação do inseto barbeiro 

17 de novembro de 2021 às 18:46
(Foto: Reprodução/internet)

COM ASSESSORIAS – A Vigilância Sanitária Municipal inaugurou hoje (17) o Posto de Identificação de Triatomíneos (PIT), local responsável por ser a referência em todo município para receber amostra do inseto barbeiro. O novo serviço fica localizado na rua XV de Novembro, 570, esquina com a rua Jesuíno Marcondes.

A Vigilância em Saúde atua com medidas de vigilância e controle dos barbeiros, ações consideradas importantes para a redução do contato do homem com o inseto. O objetivo é controlar o processo de infestação domiciliar, para interromper a transmissão vetorial da doença.

Os insetos suspeitos de serem barbeiros são notificados por meio da Vigilância Passiva, através dos moradores, que os enviam para confirmação, se são ou não barbeiros. O inseto barbeiro é um possível “recipiente” do protozoário Trypanosoma Cruzi, causador da infecção conhecida como Doença de Chagas. A infecção é adquirida por meio do contato humano com as fezes do inseto.

Fluxo 

O fluxo estabelecido para que o inseto seja analisado é o seguinte:

  • A população vê um inseto suspeito em sua casa e faz a coleta utilizando luva ou sacola nas mãos. Em seguida coloca o possível barbeiro, de preferência vivo, em um recipiente vedado (pote com tampa);
  • Neste momento o inseto deve ser levado a unidade de saúde mais próxima;
  • O serviço de saúde irá preencher uma ficha de identificação e entrar em contato com o PIT e a amostra será encaminhada ao laboratório para identificação;
  • Se for confirmado o barbeiro, o agente agendará uma visita/inspeção na casa do morador e, se necessário, aplicará as mediadas de indicadas para o controle.

Participação da população  

A Vigilância Sanitária alerta para que, na dúvida do tipo de inseto que a pessoa encontrou na sua casa, não o mate, mas sim se proteja, pegue-o protegendo as mãos e leve até uma unidade de saúde, sem colocar o inseto em álcool.

Quando for capturar o inseto, a pessoa deve tomar cuidado para não o esmagar, apertar, bater ou machucá-lo. Também não deverá tocar diretamente no inseto, sem antes enluvar bem as mãos, com saco plástico ou similar, e ou acondicioná-lo diretamente em recipientes bem fechados, para evitar sua fuga.

Dúvidas podem ser esclarecidas com o Posto de Identificação de Triatomíneos, ou através do telefone (42) 3909-5096 ou via Whatsapp enviando mensagem para (62) 98321-8068.