Correio dos Campos

Coro Municipal abre temporada de apresentações com clipe inédito

6 de outubro de 2021 às 18:23

COM ASSESSORIAS – A Prefeitura de Ponta Grossa, através da Fundação Municipal de Cultura (FMC), realiza, nas próximas semanas, a retomada das apresentações do Coro Cidade de Ponta Grossa (CCPG). O início da nova temporada de apresentações destinadas ao público acontece após o processo de seleção de novos integrantes bolsistas e a paralisação de atividades em decorrência da pandemia do Coronavírus.

De acordo com o presidente da FMC, Alberto Portugal, o retorno das apresentações do Coro está sendo preparado há meses pelos seus integrantes e a Fundação. “Temos trabalhado de forma muito intensa e focada na realização de apresentações culturais, e eventos em geral, mesmo durante a pandemia. No caso do Coro Cidade de Ponta Grossa, passamos por um novo processo de seleção de bolsistas. Depois, vieram os ensaios, onde priorizamos a segurança sanitária dos integrantes e o foco em uma retomada segura das apresentações destinadas à população. O clipe é um marco nesse processo e demonstra todo o esforço e comprometimento do Coro em regressar ao público”, conta Portugal.

Segundo o regente do Coro Municipal e diretor artístico do grupo, Édi Marques, todo o processo para a retomada exige compromisso e a adaptação do grupo à nova realidade. “Precisamos nos adaptar para conseguir estudar as músicas em conjunto e até agora nossos encontros sempre aconteceram com grupos pequenos. Por conta da limitação que o encontro remoto nos proporciona, nos conhecemos mais corporalmente, do que pela sonoridade do grupo. Mas estamos animados e atentos a todos os cuidados para oferecer ao público uma experiência diferente de tudo o que viram o coro fazer”, destaca.

Videoclipe

Para marcar a retomada de apresentações, o CCPG está preparando um videoclipe com imagens gravadas em diversas regiões da cidade. A música escolhida para o projeto é de Gilberto Gil.

A peça conta com a direção artística e musical de Édi Marques, produção e direção de imagem de Eziquiel Ramos e captação de imagens e mixagem de som de Vinícius Piralinda.

Segundo o grupo, o projeto promove a discussão da aceitação do outro, o respeito e a tolerância, e estará disponível na página do Facebook da Fundação de Cultura de Ponta Grossa no decorrer das próximas semanas.

“Acreditamos que a verdadeira apreciação cultural precisa estar integrada com o lugar onde as pessoas estão, e a rede social hoje é o palco dos artistas”, afirma Eziquiel Ramos, produtor. “A música é um instrumento chave para alcançar a sociedade e instigá-la na reflexão de questões humanas, como a aceitação e o respeito. É isto que esperamos alcançar.”, completa.

Segundo a Fundação Municipal de Cultura, o vídeo foi gravado em diversas regiões da cidade, incluindo a cachoeira São Jorge. A filmagem foi feita a partir de escalas entre os músicos, explorando os cantores individualmente.

“É uma maneira diferente de pensar o canto coletivo. Isto gera uma enorme diversidade de riqueza musical e faz o grupo desenvolver artisticamente não apenas na área do canto, mas também corporal, por exemplo”, acredita Édi Marques.