Correio dos Campos

Advogado diz que prisão de empresário piraiense foi arbitrária

25 de junho de 2021 às 12:17
Empresário piraiense permanece preso na cadeia pública de Castro. (Foto: Reprodução)

DA REDAÇÃO – A defesa do empresário preso na noite de ontem em Piraí do Sul, flagrado com uma arma em situação irregular e suspeito de envolvimento em golpes milionários de estelionato em pelo menos três estados brasileiros, tratou a prisão como arbitrária.

Segundo o advogado Rafael Lima, defensor do empresário, não havia motivo razoável para que seu cliente fosse preso.

Ele disse ao Correio dos Campos que em sua trajetória de 20 anos na advocacia criminal, nunca havia visto uma cena de tamanha arbitrariedade como a presenciada na delegacia da Polícia Civil de Piraí do Sul nesta quinta-feira.

O defensor do empresário conta que há 15 dias atrás tinha ido pessoalmente na delegacia piraiense para conseguir cópias de um inquérito que tramita desde 2017, e que por conta disso sugeriu ao cliente que se apresentasse ontem, de forma espontânea, para prestar esclarecimentos sobre os fatos.

O advogado sustenta que o cliente compareceu à unidade policial sem intimação e, portanto, sem a obrigação de comparecimento, e que ele teria ido até a delegacia para colaborar com as investigações e para provar sua inocência.

A prisão

Sobre a prisão, Rafael disse que ele e o seu cliente foram surpreendidos pela chegada de um Oficial de Justiça no momento em que se encontravam na delegacia.

“Ontem, logo que chegamos na delegacia, fomos surpreendidos com a chegada do oficial de justiça para intimar o meu cliente sobre uma série de medidas cautelares, as quais foram representadas pelo delegado daquele distrito. Medidas completamente desnecessárias sob todos os aspectos, pois são relativos a fatos extemporâneos, desconexos com a realidade e cumpridas logo no momento em meu cliente se encontrava, por conta própria, na delegacia, no único intuito de cooperar com as investigações”.

Segundo a defesa, é esperado que o Juiz responsável pelo caso revogue a prisão e que coloque o empresário em liberdade.

Bitcoins

Questionado pela reportagem sobre o suposto envolvimento de seu cliente com golpes aplicados no mercado de bitcoins, o advogado disse que o empresário também seria vítima de uma empresa que funcionaria em sistema de pirâmides no mundo de criptomoedas, que ele teria investido e não recuperado valores e que nenhuma pessoa sequer tenha entrado a convite dele no negócio.