Agronegócio & EconomiaCultura & EventosEmprego & QualificaçãoEsportesGeralObituárioOpiniãoPolíticaPublicação LegalSaúdeSegurançaSem categoriaTecnologiaGuia Comercial
Cultura & EventosEsportesGeralObituárioPolíticaPublicação LegalSaúdeSegurançaGuia Comercial
Publicidade
Agronegócio & Economia

Tibagi investe em coleta seletiva e capacitação

Tibagi investe em coleta seletiva e capacitação
Fotos: João Pedro Agostinho
Publicidade
IMPRENSA/Tibagi - A manhã desta quarta-feira (04) marcou um recomeço para a reciclagem no município. Depois de seis anos, um projeto piloto, idealizado pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Klabin, retoma a coleta seletiva em Tibagi em algumas regiões centrais do município, mas em breve irá se estender a todos os bairros e distritos. A equipe de coletores saiu desde cedo para recolher os materiais recicláveis deixados pela comunidade nas sacolas de ráfia disponibilizadas pelo projeto. O caminhão que recolhe o lixo orgânico passou ao mesmo tempo para fazer a coleta. A gerente da pasta, Leri Ribeiro, considera um grande avanço a retomada do serviço em Tibagi. “Estamos muito confiantes que a população vai aderir à coleta seletiva. Vamos diminuir o rejeito e com isso gerar mais renda para a associação. Esperamos muito por esse recomeço e agora estamos muito animados com os resultados que virão”, disse.

Capacitação

Enquanto a equipe da coleta passava recolhendo os recicláveis e orgânicos, a outra parte de integrantes da Associação dos Catadores de Materiais Recicláveis de Tibagi (ACAMARTI) passava por uma capacitação sobre Associativismo e Cooperativismo com o técnico do Provopar Estadual, Carlos Carriel, na sede do Recicla Tibagi. Para Leri, isso demonstra o interesse em avançar e melhorar vez mais o serviço e garantir que os associados estejam sempre aprendendo sobre como gerir o próprio negócio. Para a catadora Eloína Carvalho, que trabalha na separação, o aprendizado é sempre bem-vindo. “Eu to achando ótimo. Muito bom. Sobre a associação a gente já conhece um pouco porque estamos dentro de uma, mas o cooperativismo estamos conhecendo agora, com ele explicando. Antigamente quando precisava limpar uma roça, fazia o puxirão, é a mesma coisa aqui com a associação. Todo mundo se ajudava. Eu acredito que a cooperativa seja assim também. Se for tudo como foi mostrado hoje, acho que tem tudo para dar certo”, opinou.

O Provopar Estadual, em parceria com o Instituto das Águas e Sanepar oferece capacitação para agentes ambientais dentro dos Programas Reciclo e Eco Cidadão. A instituição vai promover capacitações e oferecerá EPI's para a associação. Dentro dos demais programas, Reciclo e Eco Cidadão, a ACAMARTI ainda receberá um caminhão para coleta seletiva e equipamentos para modernização do Centro de Triagem e Compostagem (CTC).

Galeria de Imagens:

Leia também

Prefeitura de Tibagi prorroga prazo para adesão ao REFIS até setembro
Publicidade

Mais Lidas

Agência do Trabalhador oferece vagas para trabalho em escolas municipais

Prefeitura de Castro divulga inscrições homologadas e locais de prova do concurso público

Nova sede do CAPS “Vovó Tonica” é entregue à população

Prefeitura de Ponta Grossa apresenta candidatas ao Concurso da Rainha da  Fesuva 2026

Genro e sogro são presos por matarem ex-namorado da filha no Paraná

Categorias

Agronegócio & EconomiaCultura & EventosEmprego & QualificaçãoEsportesGeralObituárioOpiniãoPolíticaPublicação LegalSaúdeSegurançaSem categoriaTecnologia

Cidades

  • Arapoti
  • Carambeí
  • Castro
  • Correio REGIONAL
  • Geral
  • Jaguariaíva
  • Palmeira

Categorias

Redes Sociais

Hospedado por CloudFlash
Desenvolvido por Flize Tecnologia