Agronegócio & EconomiaCultura & EventosEmprego & QualificaçãoEsportesGeralObituárioOpiniãoPolíticaPublicação LegalSaúdeSegurançaSem categoriaTecnologiaGuia Comercial
Cultura & EventosEsportesGeralObituárioPolíticaPublicação LegalSaúdeSegurançaGuia Comercial
Publicidade
Geral

SEMEC anuncia prazo para matrículas da rede municipal

SEMEC anuncia prazo para matrículas da rede municipal
Publicidade
As matrículas para a educação infantil e ensino fundamental começam nesta quarta-feira (08) em toda rede municipal de Tibagi. A Secretaria Municipal de Educação e Cultura (SEMEC) alerta para o prazo, que termina dia 8 de dezembro, e lembra que sem a documentação exigida a matrícula não pode ser realizada.

Segundo a coordenadora da Educação Infantil da SEMEC, Ana Claudia Costa, os pais precisam ter em mãos todos os documentos para efetivar o registro escolar. “Tudo é feito via sistema. Não temos como deixar em aberto. É muito importante que todo o processo seja finalizado no mesmo dia”, reforçou. Os pais ou responsáveis precisam procurar a escola mais próxima de sua residência e levar a certidão original de nascimento da criança, uma cópia da certidão ou da identidade, comprovante de residência, histórico escolar ou declaração e documentos pessoais do pai, mãe ou responsáveis (carteira de identidade, CPF, carteira de trabalho, título de eleitor, certidão de nascimento ou casamento, documento militar e cartão bolsa família).

As rematrículas também serão feitas a partir desta quarta-feira (08). Neste caso, os pais só precisam atualizar os dados e assinar a confirmação do ingresso do aluno para o ano letivo de 2018. Com o término do prazo em dezembro as escolas só reabrirão para matrículas a partir de fevereiro do ano que vem.

Corte etário - Outra exigência que precisa ser cumprida pela SEMEC é o corte etário. Ana Cláudia lembra que a data de corte adotada pela secretaria é mesma estabelecida pelo Conselho Estadual de Educação do Paraná. Por isso, a matrícula no 1° ano do Ensino Fundamental será para nascidos até 31 de março de 2012. Para o Pré I a data definida foi de 01 de abril de 2013 a 31 de março de 2014; no Pré II a data de corte será para nascidos entre 01 de abril de 2012 e 31 de março de 2013.

O mesmo critério vale para os Centros Municipais de Educação Infantil. Para o Jardim, a matrícula será realizada para as crianças que nasceram entre 01 de abril de 2014 e 31 de março de 2015; Maternal II para os que nasceram entre 01 de abril de 2015 e 31 de março de 2016; Maternal I para os nascidos entre 01 de abril de 2016 e 31 de março de 2017; Berçário para as crianças nascidas a partir de 01 de abril de 2017. “Cumprir o corte etário também é uma determinação que precisa ser respeitada”, assinalou a coordenadora da SEMEC.

Rede Municipal - Hoje a rede municipal conta com cerca de 2600 alunos. Não existe uma previsão de vagas, já que toda a demanda deverá ser atendida pelo município. No final de outubro foi realizado um chamamento para crianças que completam quatro anos até 31 de março de 2018. A convocação obedece a uma determinação no Ministério da Educação que obriga o ingresso de crianças com quatro anos completos no ensino regular.

Até o fim do prazo para o cadastramento, dia 01 de novembro, cerca de 200 crianças haviam sido confirmadas, mas a expectativa é que esse número aumente até o início do ano letivo de 2018. A estratégia da SEMEC para se adequar à exigência será fazer uma parceria com a Secretaria Municipal de Saúde, através das agentes comunitárias (ACS), que farão um levantamento nas residências, principalmente no interior, e identificarão se ainda existem crianças nesta idade que não estão matriculadas.

Segundo a lei n° 12.796 de 2013, crianças com quatro anos, obrigatoriamente, devem estar matriculadas no ensino regular e a família que não cumprir a determinação pode ser multada em até 20 salários mínimos, segundo o artigo 249 do ECA (Estatuto da Criança e do Adolescente).

Compartilhe:

Leia também

Gesto de reconhecimento emociona servidores da coleta de lixo em Tibagi
Publicidade

Mais Lidas

Prefeitura de Ponta Grossa apresenta candidatas ao Concurso da Rainha da  Fesuva 2026

Nova sede do CAPS “Vovó Tonica” é entregue à população

Prefeitura de Castro divulga inscrições homologadas e locais de prova do concurso público

Agência do Trabalhador oferece vagas para trabalho em escolas municipais

Genro e sogro são presos por matarem ex-namorado da filha no Paraná

Categorias

Agronegócio & EconomiaCultura & EventosEmprego & QualificaçãoEsportesGeralObituárioOpiniãoPolíticaPublicação LegalSaúdeSegurançaSem categoriaTecnologia

Cidades

  • Arapoti
  • Carambeí
  • Castro
  • Correio REGIONAL
  • Geral
  • Jaguariaíva
  • Palmeira

Categorias

Redes Sociais

Hospedado por CloudFlash
Desenvolvido por Flize Tecnologia