Agronegócio & EconomiaCultura & EventosEmprego & QualificaçãoEsportesGeralObituárioOpiniãoPolíticaPublicação LegalSaúdeSegurançaSem categoriaTecnologiaGuia Comercial
Cultura & EventosEsportesGeralObituárioPolíticaPublicação LegalSaúdeSegurançaGuia Comercial
Publicidade
Agronegócio & Economia

Projeto de concessão do Parque Estadual do Guartelá é apresentado ao trade turístico em Tibagi

Reunião com o IAP foi solicitada pela Secretaria Municipal de Turismo

Projeto de concessão do Parque Estadual do Guartelá é apresentado ao trade turístico em Tibagi
(Divulgação/PMT)
Publicidade
IMPRENSA/Tibagi - A Secretaria Municipal de Turismo de Tibagi realizou, na última quinta-feira (05), uma reunião com o diretor de patrimônio natural do Instituto Ambiental do Paraná (IAP), Aristides Athayde. Ele veio apresentar, ao executivo municipal e ao trade turístico, as potencialidades e uma eventual concessão de uso de Parque Estadual do Guartelá, que abriga o Cânion Guartelá.

O prefeito Rildo Leonardi e a vice-prefeita, Helynez Santos Ribas, participaram da reunião, juntamente com representantes das operadoras de turismo.

De acordo com o prefeito, a concessão do Parque seria um avanço significativo para o município. "Sabemos da potencialidade do parque e do quanto o nosso Cânion é grandioso e merece ser valorizado. Acredito que uma empresa gerenciando o local atrairia muito mais turistas e consequentemente, nossos outros atrativos, também seriam mais visitados. Seria um incremento e tanto para nossa economia e para o nosso turismo", analisou Rildo.

Aristides explicou como funcionará o processo de concessão de uso do Parque. "Estamos tratando concessão de uso. O empreendedor fica responsável por desenvolver os equipamentos turísticos, continua do Estado à manutenção da conservação e da preservação da unidade de conservação. Nós acreditamos que o empreendedor tem muito mais vocação e mais capacidade de gerenciamento para oferecer a população em geral oportunidades turísticas e dessa forma garantir a geração de emprego e renda", contou o diretor de patrimônio natural do IAP.

Para a gerente da Secretaria Municipal de Turismo (Setur), Kellin Ramos, o município só tem a ganhar com a concessão do Parque Estadual do Guartelá. "Nós tivemos uma reunião muito produtiva, muito boa, com muitas questões levantadas a respeito da concessão de uso dos atrativos do Parque Estadual do Guartelá. Vila Velha já emitiu o edital e o próximo da lista é o Parque Estadual do Guartelá. Esta concessão trará, sem dúvida nenhuma, muito benefícios para Tibagi. Tanto com a questão de geração de emprego, geração de renda, quanto ao número de turistas, porque a estrutura será através de uma empresa privada. Nós estamos muito animados, muito felizes com o que vem pela frente. Creio que até o final do ano a documentação já esteja encaminhada", afirmou.

Processo de Concessão de Uso do Parque de Vila Velha

A Secretaria de Estado do Desenvolvimento Sustentável e do Turismo publicou nesta quinta-feira (5) o edital do processo de concessão do Parque Estadual de Vila Velha. O edital é dirigido a empresas interessadas em investir na melhoria da estrutura do parque e do seu entorno, potencializando os atrativos turísticos do local.

O Estado vai conceder área do parque preestabelecida para que sejam desenvolvidas atividades de uso público e turismo. O IAP continuará como órgão administrador, responsável pela política pública do local e por monitorar se a gestão obedece ao plano de manejo.

"O objetivo da concessão é chamar mais visitantes para a unidade, que é uma das principais atrações turísticas do Paraná. A ideia é movimentar a economia local e também do Estado", diz o secretário estadual de Desenvolvimento Sustentável e Turismo, Márcio Nunes. "O Paraná tem muitas belezas que precisam ser mais visitadas".

O edital pode ser acessado no site da secretaria e instituições vinculadas. Além do edital e anexos, no site podem ser consultado documentos do estudo de viabilidade, consulta pública, roadshows, audiências públicas, plano de manejo e conselho consultivo, além da lei autorizativa da concessão de uso. No conjunto de materiais estão descritas as oportunidades de negócio nas áreas de visitação, esportes, alimentação e hospedagem.

ETAPAS – No mês de agosto, nos dias 13 e 14, foram realizados roadshows (exposições itinerantes) em São Paulo e Curitiba. No dia 15 de agosto aconteceu a Audiência Pública no Sebrae de Ponta Grossa. O objetivo foi apresentar o projeto de concessão de uso para investidores e público em geral e as oportunidades de negócio do Parque em relação à natureza, ao turismo e à economia. Uma Consulta Pública ficou aberta no site da Secretaria do Desenvolvimento Sustentável e do Turismo até o dia 20.

OPORTUNIDADES – A empresa que receber a concessão poderá investir em atividades como balonismo, arvorismo, fotografia de natureza, caminhadas, campo de desafios, cicloturismo/mountain bike, observação da vida selvagem, acampamento/glamping. Outras opções são eventos técnicos, religiosos, esportivos e de lazer, flutuação na Lagoa Dourada, além de espaços interativos, museu, rapel, elevador em Furnas e hospedagem (hotel, pousada, hostel e glamping).

GRUPO DE TRABALHO - O Grupo de Trabalho para a concessão é formado por técnicos da Secretaria do Desenvolvimento Sustentável e do Turismo, do IAP, do Instituto de Terras, Cartografia e Geologia do Paraná (ITCG), Instituto das Águas do Paraná e Paraná Turismo.

Compartilhe:

Leia também

Prefeitura de Tibagi prorroga prazo para adesão ao REFIS até setembro
Publicidade

Mais Lidas

Prefeitura de Ponta Grossa apresenta candidatas ao Concurso da Rainha da  Fesuva 2026

Nova sede do CAPS “Vovó Tonica” é entregue à população

Prefeitura de Castro divulga inscrições homologadas e locais de prova do concurso público

Agência do Trabalhador oferece vagas para trabalho em escolas municipais

Genro e sogro são presos por matarem ex-namorado da filha no Paraná

Categorias

Agronegócio & EconomiaCultura & EventosEmprego & QualificaçãoEsportesGeralObituárioOpiniãoPolíticaPublicação LegalSaúdeSegurançaSem categoriaTecnologia

Cidades

  • Arapoti
  • Carambeí
  • Castro
  • Correio REGIONAL
  • Geral
  • Jaguariaíva
  • Palmeira

Categorias

Redes Sociais

Hospedado por CloudFlash
Desenvolvido por Flize Tecnologia