Agronegócio & EconomiaCultura & EventosEmprego & QualificaçãoEsportesGeralObituárioOpiniãoPolíticaPublicação LegalSaúdeSegurançaSem categoriaTecnologiaGuia Comercial
Cultura & EventosEsportesGeralObituárioPolíticaPublicação LegalSaúdeSegurançaGuia Comercial
Publicidade
Geral

Museu de Tibagi completa 36 anos nesta segunda-feira

Museu de Tibagi completa 36 anos nesta segunda-feira
(Foto: Acervo museu e João Pedro Agostinho/ASCOM Pref. Tibagi)
Publicidade
COM ASSESSORIAS - Nesta segunda-feira (03), o Museu Histórico Des. Edmundo Mercer Júnior em Tibagi completa 36 anos de existência. Inaugurado na gestão do prefeito José Tibagy de Mello, a primeira diretora do museu foi a então primeira-dama Maria Regina Mercer de Mello. Um dos principais pontos turísticos do município, o museu de Tibagi recebeu em 2022 2.190 visitantes de todo Paraná, do Brasil e do mundo. Apenas nos dois primeiros meses de 2023, foram quase 800 visitantes.



"O prédio que hoje abriga o museu histórico e do garimpo foi construído em 1.949 para abrigar o fórum, que foi utilizado até 1.983. Ele foi cedido pelo Estado do Paraná à Prefeitura em 1.985, ano em que foi lançada a ideia de criar um espaço para guardar as origens do município", afirma o historiador e atual diretor do museu de Tibagi, Neri Assunção.



Neri conta que o primeiro passo concreto foi conscientizar a comunidade sobre a importância do resgate cultural da região. "Isso aconteceu no dia 19 de março de 1.985, através de uma gincana cultural, onde cada equipe resgatava objetos e doava ao acervo. Foram arrecadados fotos antigas, sambaquis, utensílios indígenas, dentre outros", garante.



A Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), através do reitor professor Ewaldo Podolan, colaborou na implantação e execução do Museu, designando profissionais para trabalhar no processo de implantação. Há registros de professoras como Maria Aparecida Cezar Gonçalves que veio para auxiliar a senhora Maria Regina Mercer de Mello na formação do museu e concretização da ideia.



"A primeira exposição do novo espaço foi com fotos e objetos cedidos pela FEB em 21 de março de 1.986. Pela Lei 1.104 de 14 de outubro de 1.986, o museu histórico foi denominado com o ilustre tibagiano Desembargador Edmundo Mercer Júnior e inaugurado em 3 de abril de 1987 – data de nascimento de seu patrono. Inaugurado na gestão do prefeito José Tibagy de Mello. A primeira diretora do museu foi Maria Regina Mercer de Mello.

Compartilhe:

Leia também

Gesto de reconhecimento emociona servidores da coleta de lixo em Tibagi
Publicidade

Mais Lidas

Genro e sogro são presos por matarem ex-namorado da filha no Paraná

Nova sede do CAPS “Vovó Tonica” é entregue à população

Prefeitura de Castro divulga inscrições homologadas e locais de prova do concurso público

Agência do Trabalhador oferece vagas para trabalho em escolas municipais

Prefeitura de Ponta Grossa apresenta candidatas ao Concurso da Rainha da  Fesuva 2026

Categorias

Agronegócio & EconomiaCultura & EventosEmprego & QualificaçãoEsportesGeralObituárioOpiniãoPolíticaPublicação LegalSaúdeSegurançaSem categoriaTecnologia

Cidades

  • Arapoti
  • Carambeí
  • Castro
  • Correio REGIONAL
  • Geral
  • Jaguariaíva
  • Palmeira

Categorias

Redes Sociais

Hospedado por CloudFlash
Desenvolvido por Flize Tecnologia