Agronegócio & EconomiaCultura & EventosEmprego & QualificaçãoEsportesGeralObituárioOpiniãoPolíticaPublicação LegalSaúdeSegurançaSem categoriaTecnologiaGuia Comercial
Cultura & EventosEsportesGeralObituárioPolíticaPublicação LegalSaúdeSegurançaGuia Comercial
Publicidade
Cultura & Eventos

Livro sobre pinturas rupestres de Tibagi será lançado nesta sexta-feira

Livro sobre pinturas rupestres de Tibagi será lançado nesta sexta-feira
(Imagem: Divulgação)
Publicidade

COM ASSESSORIAS - A cidade de Tibagi recebe, nesta sexta-feira (24), o lançamento do livro “Entre rochas e memória – paisagem e arte rupestre de Tibagi”, obra que reúne os principais resultados do Projeto Tibagi Rupestre e apresenta ao público um amplo registro das descobertas arqueológicas realizadas na região. O evento acontece às 19h30, no Teatro Municipal de Tibagi Tia Inália, com entrada gratuita e aberto à comunidade.

A publicação documenta a riqueza das pinturas rupestres preservadas em abrigos naturais do município. Mais do que um registro científico e fotográfico, o livro propõe uma reflexão sobre a relação entre paisagem, memória e presença humana ao longo de milhares de anos, contribuindo para a valorização da história e da identidade regional.

Os exemplares serão distribuídos gratuitamente, com sugestão de doação de alimentos para cães e gatos, em ações de educação patrimonial promovidas pelo GUPE – Grupo Universitário de Pesquisas Espeleológicas, responsável pela produção do projeto. A iniciativa também prevê a destinação de livros para bibliotecas públicas e instituições de ensino de Tibagi e Ponta Grossa, ampliando o acesso ao conteúdo.

O projeto foi realizado com apoio do Programa Estadual de Fomento e Incentivo à Cultura do Paraná (PROFICE), vinculado à Secretaria de Estado da Cultura, e contou com patrocínio das empresas Continental e Copel, além da parceria com a ABC Projetos Culturais e o Projeto Arqueotrekking. A ação reforça o compromisso com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), especialmente no que se refere à educação de qualidade e à preservação ambiental.

Como perspectiva futura, o GUPE destaca que continuará desenvolvendo iniciativas de educação patrimonial e divulgação científica. A longo prazo, o objetivo é ampliar projetos voltados à proteção ambiental e cultural na região dos Campos Gerais, com especial atenção à Escarpa Devoniana, reconhecida como um território estratégico para a conservação do patrimônio natural e arqueológico.

Compartilhe:

Leia também

Inscrições abertas para a Caminhada na Natureza Circuito Puxa-Nervos em Tibagi
Publicidade

Mais Lidas

Dentista do Paraná é preso suspeito de cometer estupro em consultório e chácara

Agência do Trabalhador realiza entrevistas para 20 vagas de nutricionista nesta sexta-feira (12)

Mabel recebe família de Ísis e pede para que caso não caia no esquecimento

Galeria Virtual Schimaneski promove acessibilidade e inclusão do público PcD

Carreta do Programa “Agora Tem Especialidades” do Ministério da Saúde atende mulheres até 8 de março em Telêmaco Borba

Categorias

Agronegócio & EconomiaCultura & EventosEmprego & QualificaçãoEsportesGeralObituárioOpiniãoPolíticaPublicação LegalSaúdeSegurançaSem categoriaTecnologia

Cidades

  • Arapoti
  • Carambeí
  • Castro
  • Correio REGIONAL
  • Geral
  • Jaguariaíva
  • Palmeira

Categorias

Redes Sociais

Hospedado por CloudFlash
Desenvolvido por Flize Tecnologia