Agronegócio & EconomiaCultura & EventosEmprego & QualificaçãoEsportesGeralObituárioOpiniãoPolíticaPublicação LegalSaúdeSegurançaSem categoriaTecnologiaGuia Comercial
Cultura & EventosEsportesGeralObituárioPolíticaPublicação LegalSaúdeSegurançaGuia Comercial
Publicidade
Segurança

Escola Municipal Telêmaco Borba aborda jogo Baleia Azul

Escola Municipal Telêmaco Borba aborda jogo Baleia Azul
Publicidade
Os recentes casos de tentativas de suicídios relacionados ao jogo Baleia Azul deram um alerta a pais e professores. Preocupados com a repercussão do jogo no dia-a-dia dos estudantes, o Executivo, através da Secretaria Municipal de Educação e Cultura (SEMEC), solicitou que as escolas municipais trabalhassem o tema com os alunos. Na Escola Municipal Telêmaco Borba a professora Fabíola Gomes Machado preparou uma aula sobre o assunto e apresentou aos alunos do 5° ano, na manhã desta quarta-feira (03).

Com cerca de 30 alunos enfileirados e atentos às informações repassadas pela educadora, a turma assistiu em silêncio os 40 minutos de aula.  Para a professora é muito importante propor um diálogo com esta temática para as crianças. “Eles já tem discernimento para saber reconhecer o certo do errado. Existe o receio de acabar estimulando a imaginação deles, mas por outro lado, eles precisam ir apurando o senso crítico e começar a formar suas opiniões. Eles têm muito acesso a informações nem sempre corretas, notícias falsas. Temos a obrigação de mostrar o certo e ajudá-los a identificar o errado. Eles são muito espertos e acredito que uma aula como esta é super importante para o desenvolvimento deles”, acredita Fabíola.

A aluna Isabela, 10 anos, disse que ficou sabendo do jogo por mensagens nas redes sociais. “Mandaram uma mensagem para mim. Mostrei para os meus pais e eles conversaram bastante comigo. Na hora fiquei com medo, mas depois meus pais me deixaram tranqüila. Achei a aula muito legal”, diz.

Já a aluna Kaitlyn, 10 anos, considerou que aula reforça os bons exemplos e chama atenção para os perigos da internet. “Hoje eu aprendi que o jogo da Baleia Azul é muito perigoso e devemos ficar longe. Tem muita gente mandando mensagens pelo “whatsapp”, mas meus pais e meus avós me avisaram do perigo”, conta.

A professora aproveitou para falar um pouco sobre outros “perigos” da internet, como notícias falsas ou fake news  e bulling cibernético. “Eles tem acesso muito amplo e estão constantemente vulneráveis. Precisamos oferecer esse apoio para que eles saibam que a escola e a família estão prontas para ajudá-los e dar a segurança que eles tanto precisam”, ressalta.

O jogo

O jogo Baleia Azul foi criado na Rússia e estaria relacionado a mais de 100 mortes pelo mundo. O jogo pede a realização de 50 de desafios, orientados por um mediador, que induzem à automutilação e levam ao suicídio.

Fique atento
* A eventuais mudanças de comportamento do jovem
* Demonstre interesse pela rotina do seu filho (a)

* Adolescentes com baixa auto-estima são mais vulneráveis
* Dialogue e atraia a confiança de seu filho (a)
* Evite que seu filho (a) fique muito tempo conectado à internet
* Deixe o computador em um local comum e visível da casa
* Evite expor informações particulares e dados pessoais na internet
* Denuncie grupos e comunidades suspeitas

Galeria de Imagens:

Leia também

Acidente envolvendo um carro, quatro carretas e carga explosiva mata caminhoneiro na BR-476, no ParanáVítima dirigia veículo carregado com botijões de gás de cozinha. Motorista de outra carreta teve ferimentos moderados e foi levado para hospital. Trecho é chamado de 'rodovia da morte' por moradores da região devido à recorrência de acidentes graves
Publicidade

Mais Lidas

UBS do Centro terá horário especial de vacinação no sábado (13)

Última apresentação do Sexta às Seis 2025 acontece dia 26

Tornados são registrados no Paraná com ventos de 120 km/h

Paraná inicia 2026 com chuvas e pode ter tempestades localizadas; veja previsão do tempo

Capal abre 300 vagas de trabalho temporário para safristas em seis cidades do PR e SP

Categorias

Agronegócio & EconomiaCultura & EventosEmprego & QualificaçãoEsportesGeralObituárioOpiniãoPolíticaPublicação LegalSaúdeSegurançaSem categoriaTecnologia

Cidades

  • Arapoti
  • Carambeí
  • Castro
  • Correio REGIONAL
  • Geral
  • Jaguariaíva
  • Palmeira

Categorias

Redes Sociais

Hospedado por CloudFlash
Desenvolvido por Flize Tecnologia