Agronegócio & EconomiaCultura & EventosEmprego & QualificaçãoEsportesGeralObituárioOpiniãoPolíticaPublicação LegalSaúdeSegurançaSem categoriaTecnologiaGuia Comercial
Cultura & EventosEsportesGeralObituárioPolíticaPublicação LegalSaúdeSegurançaGuia Comercial
Publicidade
Agronegócio & Economia

Educação ambiental - Campanha Tibagi Limpa leva teatro para escolas

Educação ambiental - Campanha Tibagi Limpa leva teatro para escolas
Foto: Christian Camargo
Publicidade
IMPRENSA/Tibagi - Durante essa semana as escolas da rede pública municipal, estadual e particular de Tibagi receberão uma peça de teatro como parte da campanha "Tibagi Limpa! Eu curto, eu cuido", que tem como objetivo acabar com o acúmulo de entulhos e focos do mosquito da dengue em residências do município. A ação é fruto da uma força tarefa envolvendo as secretarias municipais de Saúde, Meio Ambiente, Administração, Obras e Urbanização, Transportes e Educação e Cultura. A ação é fruto da uma força tarefa envolvendo as secretarias municipais de Saúde, Meio Ambiente, Administração, Obras e Urbanização, Transportes e Educação e Cultura.

Nesta segunda, 16, a peça, que tem Joãozinho como personagem principal, passou pelas escolas Professor Aroldo e Ida Viana. A encenação tem como tema central a importância dos cuidados com o meio ambiente, ensinando a separação correta dos lixos recicláveis, orgânicos e rejeitos e o combate ao mosquito da dengue. Também é mostrado o que o descuido e a separação incorreta do lixo podem causar ao meio ambiente.

As apresentações continuam nesta terça-feira (17) na Escola Telêmaco Borba e no Colégio Integração, na quarta-feira (18) é a vez do CMEI Aquarela e do Colégio Leopoldina, na quinta-feira (19) na APAE e no Colégio Irênio e na sexta-feira (20) na Escola São Bento e no Colégio Baldomero. O encerramento das exibições acontece na próxima segunda-feira (23), na Escola David Ferdermann e no Colégio João Francisco.

Antes do início da peça, a gerente da Secretaria de Meio Ambiente, Leri Ribeiro, faz uma abertura sobre o tema e salienta para os pequenos que a coleta do entulho não é obrigação da Prefeitura e que fazer o descarte na frente das casas após o prazo de passagem do caminhão pode implicar em notificação e até multa.

Educação Ambiental

Previsto na base curricular, a coleta seletiva, reciclagem e combate à dengue são trabalhados freqüentemente nas escolas. A Escola Municipal Ida Viana já conta com vários projetos desenvolvidos com os alunos. Recentemente, com a volta da coleta seletiva em um projeto piloto desenvolvido pela Prefeitura, através da Secretaria Municipal de Meio Ambiente em parceria com a Klabin, a escola está colocando lixeiras para cada tipo de resíduo dentro das salas (recicláveis, lixo orgânico e rejeito). O objetivo é dar continuidade na educação ambiental através do exemplo e de atividades cotidianas que envolvam o tema. A coordenadora pedagógica da Escola Ida Viana, Cristiane Veinert, contou que a instituição está fazendo a separação do lixo reciclável e que já conta com sacola de ráfia da coleta seletiva, disponibilizada pelo projeto.

"Conseguimos com a Secretaria de Meio Ambiente uma sacola da coleta seletiva para que o caminhão da coleta passe na escola recolhendo os recicláveis e os alunos vejam que a escola aplica o que ensina a eles. Sabemos que o projeto ainda está em apenas algumas regiões, mas precisamos dar o exemplo para que as crianças estejam familiarizadas com o assunto quando a coleta seletiva chegar a todos os bairros da cidade", disse. A coleta seletiva acontece todas as quartas-feiras na região atendida pelo projeto piloto, que envolve os bairros em torno da Escola Professor Aroldo. A expectativa é que em maio o serviço seja estendido a todo o município.

A Campanha Tibagi Limpa! Eu curto, eu cuido! continua até final de maio. Esta semana o caminhão da Prefeitura passará pelo bairro Santa Paula e Divina Providência. Nas próximas semanas o trabalho segue em outros bairros da sede e também nos distritos. Confira o calendário de coleta.

Compartilhe:

Leia também

Prefeitura de Tibagi prorroga prazo para adesão ao REFIS até setembro
Publicidade

Mais Lidas

Genro e sogro são presos por matarem ex-namorado da filha no Paraná

Nova sede do CAPS “Vovó Tonica” é entregue à população

Prefeitura de Castro divulga inscrições homologadas e locais de prova do concurso público

Agência do Trabalhador oferece vagas para trabalho em escolas municipais

Prefeitura de Ponta Grossa apresenta candidatas ao Concurso da Rainha da  Fesuva 2026

Categorias

Agronegócio & EconomiaCultura & EventosEmprego & QualificaçãoEsportesGeralObituárioOpiniãoPolíticaPublicação LegalSaúdeSegurançaSem categoriaTecnologia

Cidades

  • Arapoti
  • Carambeí
  • Castro
  • Correio REGIONAL
  • Geral
  • Jaguariaíva
  • Palmeira

Categorias

Redes Sociais

Hospedado por CloudFlash
Desenvolvido por Flize Tecnologia