Agronegócio & EconomiaCultura & EventosEmprego & QualificaçãoEsportesGeralObituárioOpiniãoPolíticaPublicação LegalSaúdeSegurançaSem categoriaTecnologiaGuia Comercial
Cultura & EventosEsportesGeralObituárioPolíticaPublicação LegalSaúdeSegurançaGuia Comercial
Publicidade
Cultura & Eventos

Cultura - Guartelhano lança filme no Teatro Tia Inália em Tibagi

Cultura - Guartelhano lança filme no Teatro Tia Inália em Tibagi
Publicidade
Um pedaço importante da história de Tibagi foi retratado no documentário “Guarda-te lá, que aqui bem fico”, de Maurício Martins Pereira, lançado oficialmente na noite do último sábado (31) com exibição especial no Teatro Tia Inália. O evento também contou com uma exposição da fotógrafa Daniely Pereira, “Guartelá – Um Olhar Guartelhano” e uma prévia do livro com imagens que mostram a essência da localidade. Centenas de pessoas prestigiaram o evento, entre autoridades, comunidade e personagens que fizeram parte da produção. A vice-prefeita Helynez Ribas representou o executivo e destacou a importância do filme para Tibagi. “Estão de parabéns pelo trabalho que fizeram. Pela belíssima história de cultura, de conhecimento que repassaram nesse documentário. É um presente para Tibagi que vai permanecer na história da nossa cidade. É sem dúvida um registro histórico de grande importância”, opinou a vice-prefeita.

O escritor e pesquisador, Maurício Chizini, considera filme uma expressão pura da cultura do guartelhano. “O filme é muito bom. Ele expressou realmente o que o Guartelá tem de valores. As entrevistas com os moradores, o costume, questão da tradição, das pinturas rupestres, dos indígenas que passaram por lá, os tupis guaranis, da colonização, quando os portugueses vieram para região. Então mostrou que a cultura do guartelhano tem que ser preservada. Trazer isso para o povo, mostrar que o Guartelá não é só pedra, tem toda uma tradição que está sendo preservada neste filme. A cultura de Tibagi só tem a ganhar com esse trabalho”, salientou Chizini.

Bento Eliseo Aleixo, policial militar e guartelhano, que participou da produção, acredita que o filme conseguiu mostrar de forma original a cultura da comunidade. “É uma emoção muito grande. É um registro muito maior na história daquilo que acaba ficando somente na memória das pessoas e com o tempo isso vai ser perdendo. Com a realização do filme a gente garante a perenidade da nossa cultura”, analisou.

Para Doralice Martins, mãe de Maurício e uma das personagens do filme, a emoção foi grande ao ver o resultado do trabalho do filho. “Para mim, como mãe, foi maravilhoso, ainda mais que eu participei como entrevistada. É um registro para a cidade, para os alunos. Isso é conhecimento, pode ser usado como material de estudo. Com certeza deve ser aproveitado pelas escolas”, avaliou Dora.

A produção

Para o idealizador do projeto, Maurício Pereira, o fato ser um guartelhano e toda e imensidão cultural e natural do lugar, foram decisivas para que o tema de seu trabalho de conclusão de curso fosse o bairro de Tibagi e seus atrativos. “O documentário busca resgatar e valorizar a formação Cânion Guartelá. É o maior cânion do Brasil, é o sexto maior do mundo, foi formado a 133 milhões de anos atrás e tem um valor cultural, histórico, geológico incalculável. O documentário busca ressaltar isso. Além disso criou-se uma cultura própria dentro do cânion. Os guartelhanos, o povo que vive lá, tem um jeito próprio de viver, um jeito único de fazer. O filme contextualiza tudo isso”, explicou.

O filme já ganhou dois prêmios no Festival de Cinema Tainha Dourada, de Melhor Documentário e melhor direção de Fotografia. “A ideia é inscrever em mais festivais e divulgar o máximo possível. Estamos em contato com a Prefeitura, para que a gente possa passar o esse filme nas escolas. É a primeira vez que tem um olhar guartelhano. É justamente esse diferencial que a gente quer trazer”, planejou.

Além do filme de Maurício, uma produção de ficção (O Azul do Céu) e outra de aventura (Arqueo Trekking) também foram exibidas para a plateia. A expectativa é que mais uma exibição do documentário seja realizada em breve. (Foto: Christian Camargo)

Compartilhe:

Leia também

Curso de alfabetização transforma a vida de idosos e adultos em vila de Tibagi
Publicidade

Mais Lidas

Genro e sogro são presos por matarem ex-namorado da filha no Paraná

Nova sede do CAPS “Vovó Tonica” é entregue à população

Prefeitura de Castro divulga inscrições homologadas e locais de prova do concurso público

Agência do Trabalhador oferece vagas para trabalho em escolas municipais

Prefeitura de Ponta Grossa apresenta candidatas ao Concurso da Rainha da  Fesuva 2026

Categorias

Agronegócio & EconomiaCultura & EventosEmprego & QualificaçãoEsportesGeralObituárioOpiniãoPolíticaPublicação LegalSaúdeSegurançaSem categoriaTecnologia

Cidades

  • Arapoti
  • Carambeí
  • Castro
  • Correio REGIONAL
  • Geral
  • Jaguariaíva
  • Palmeira

Categorias

Redes Sociais

Hospedado por CloudFlash
Desenvolvido por Flize Tecnologia