Agronegócio & EconomiaCultura & EventosEmprego & QualificaçãoEsportesGeralObituárioOpiniãoPolíticaPublicação LegalSaúdeSegurançaSem categoriaTecnologiaGuia Comercial
Cultura & EventosEsportesGeralObituárioPolíticaPublicação LegalSaúdeSegurançaGuia Comercial
Publicidade
Cultura & Eventos

Comitê Territorial Vale do Tibagi é institucionalizado

Plano de ação e planejamento tem como foco três eixos: turismo, agricultura familiar e educação empreendedora

Comitê Territorial Vale do Tibagi é institucionalizado
(Foto: Divulgação/AMCG)
Publicidade
COM ASSESSORIAS - O Comitê Territorial do Vale do Tibagi, composto por integrantes do setor público e privado, produtores rurais e associações comerciais, foi institucionalizado nesta quarta-feira (17), em evento realizado na Chácara Império, em Imbaú. Na ocasião foi apresentado o plano de ação e planejamento, que têm como os eixos do turismo, agricultura familiar e educação empreendedora, para o desenvolvimento dos municípios de Arapoti, Curiúva, Imbaú, Ivaí, Reserva, Ortigueira, Tibagi, Telêmaco Borba e Ventania,

Para o presidente da Associação dos Municípios dos Campos Gerais (AMCG), Moacyr Fadel, região que compõe a AMCG sempre contou com papel importante para o Estado, seja no agronegócio, indústrias, na geração de emprego e no turismo. "Tornar esse ambiente ainda mais propício para investimentos, visando a qualidade de vida de nossa população, sempre esteve no foco da AMCG. E agora, contando com apoio dos Comitês Territoriais, tanto dos Campos Gerais como do Vale do Tibagi, vai facilitar e otimizar ainda mais nossa estratégia", comenta.

A elaboração das ações por meio do Comitê tem como base alguns capítulos da Lei Geral da Micro e Pequena Empresa, considerados relevantes para o desenvolvimento de acordo com a vocação territorial. No eixo da educação empreendedora, coordenado por Camilo Geraldo Campos, a proposta é estimular todos os municípios a aderirem os programas de educação empreendedora, como também fazer um diagnóstico de ações empreendedoras disponíveis no território.

Já no eixo da agricultura familiar – que tem à frente Cristiane Hermann de Campos - a sugestão é mapear as iniciativas existentes no território, filtrar as entidades criadas e identificar as necessidades das entidades do território e planejar ações.

Para o turismo, eixo coordenado pela assessora técnica da Agência de Desenvolvimento do Turismo dos Campos Gerais (Adetur), Karen Kobilarz, a proposta é uma força tarefa para o preenchimento do diagnóstico da oferta turística no território e aumentar o número de empresas cadastradas do Cadastro de Prestadores de Serviços Turísticos (Cadastur), do Ministério do Turismo, para que a região seja reconhecida no turismo pelo volume de empresas existentes.

"O Comitê é um espaço importante para integrar atores, formular e propor medidas que venham contribuir com os agentes locais para fortalecer e incentivar ações, visando melhorar o ambiente de negócios e fomentar o desenvolvimento regional", comenta a presidente do Comitê Territorial Vale do Tibagi, Ericléia de Fátima Dlugosz da Silva. Segundo ela, com o trabalho integrado, os municípios do território tendem a avançar mais rapidamente na melhoria do ambiente de negócios na região.

A visão é compartilhada pelo vice-presidente do Comitê, João Maria Fermino dos Santos. " A atuação do Comitê terá um importante papel na articulação entre os poderes públicos e privados buscando o desenvolvimento sustentável e o crescimento dos ambientes de negócios nos nove municípios que compõem o território", reforça.

Conforme o consultor do Sebrae/PR, Emerson Ribeiro Lourenço, a ideia é que o Comitê siga em uma constante de monitoramento e proposição de ações com este cunho, a fim de proporcionar um melhor ambiente de negócios, fomentar as oportunidades latentes e promover o desenvolvimento territorial. "Abrimos a oportunidade de adesão a todos os interessados em contribuir com ideias e ações que possam transformar a realidade do território", diz.

Compartilhe:

Leia também

Curso de alfabetização transforma a vida de idosos e adultos em vila de Tibagi
Publicidade

Mais Lidas

Genro e sogro são presos por matarem ex-namorado da filha no Paraná

Nova sede do CAPS “Vovó Tonica” é entregue à população

Prefeitura de Castro divulga inscrições homologadas e locais de prova do concurso público

Agência do Trabalhador oferece vagas para trabalho em escolas municipais

Prefeitura de Ponta Grossa apresenta candidatas ao Concurso da Rainha da  Fesuva 2026

Categorias

Agronegócio & EconomiaCultura & EventosEmprego & QualificaçãoEsportesGeralObituárioOpiniãoPolíticaPublicação LegalSaúdeSegurançaSem categoriaTecnologia

Cidades

  • Arapoti
  • Carambeí
  • Castro
  • Correio REGIONAL
  • Geral
  • Jaguariaíva
  • Palmeira

Categorias

Redes Sociais

Hospedado por CloudFlash
Desenvolvido por Flize Tecnologia