Agronegócio & EconomiaCultura & EventosEmprego & QualificaçãoEsportesGeralObituárioOpiniãoPolíticaPublicação LegalSaúdeSegurançaSem categoriaTecnologiaGuia Comercial
Cultura & EventosEsportesGeralObituárioPolíticaPublicação LegalSaúdeSegurançaGuia Comercial
Publicidade
Geral

Colégio Irênio simula eleição para prefeito e vereadores

Colégio Irênio simula eleição para prefeito e vereadores
Publicidade
IMPRENSA/Tibagi - O Colégio Estadual Irênio Moreira Nascimento recebeu o prefeito Rildo Leonardi no saguão da escola na manhã desta quarta-feira (23) para participar de uma mesa redonda com demais autoridades do poder legislativo e judiciário.

O evento faz parte do “Projeto Cidadania", que simula um processo eleitoral desde a escolha do candidato por um partido político até a eleição, que escolherá um prefeito e dois vereadores. Rildo, juntamente com presidente da Câmara, Eduardo Torres, os vereadores Gilson Roberto, Elizeu Cortez, Cecília Pavesi, Jorge Cardoso e o chefe do Cartório Eleitoral de Tibagi, Jaime Nunes Filho, compartilhou experiências e falou um pouco mais sobre as esferas de poder.

“É muito importante este tipo de discussão. Aproximar os jovens da política e, muitas vezes, desmistificar algumas questões é sem dúvida um caminho que precisa ser seguido. Não temos mais como deixá-los de lado nos processos eleitorais. Despertar a cidadania e o espírito crítico desde cedo é fundamental para que tenhamos cidadãos comprometidos com a sociedade em que vivemos”, enfatizou o prefeito.

Ao final de sua explanação, Rildo, além de explicar para os jovens como proceder caso um dia queiram concorrer ao cargo de prefeito, também os convidou para visitar a prefeitura. "Convido vocês para marcarem um horário e visitar a prefeitura para que vocês, além de conhecer, nos dêem sugestões para que juntos consigamos resolver e fazer cada vez mais um governo melhor", falou.

Projeto Cidadania

O projeto é desenvolvido pela professora Regiane Plem, da disciplina de Sociologia, com todas as turmas do Ensino Médio. "O objetivo do projeto é aproximar os alunos da política. E hoje, nesta mesa redonda, cada convidado vai passar para nossos alunos a real função deles”, disse a professora.

No colégio, os alunos desenvolveram uma cidade fictícia, onde criaram os partidos e as chapas que disputarão as eleições. Pelo Partido Popular Trabalhista (PPT), Sara Rocha disputa o cargo de prefeita, Elem Vitória a vice-prefeita, José Manoel, José Rian e Renan são os vereadores da chapa. Pelo Partido Consciente (PC) Willix é candidato a prefeito, Felipe o vice, Gustavo, Andressa e Nikel são os vereadores. Foi feito um título de eleitor fictício para cada aluno. Os alunos também visitaram o cartório eleitoral e alguns puderam fazer seu título de eleitor na ocasião.

Segundo Regiane, todos os alunos estão participando e tem uma função no projeto, desde a concepção do partido até o setor de mídia e pesquisas eleitorais. Cada dicente, também, montou o seu plano de governo.

Agora os candidatos seguem em campanha durante os intervalos das aulas. No dia 30 de maio acontece a eleição final, no saguão do colégio.

Compartilhe:

Leia também

Gesto de reconhecimento emociona servidores da coleta de lixo em Tibagi
Publicidade

Mais Lidas

Genro e sogro são presos por matarem ex-namorado da filha no Paraná

Nova sede do CAPS “Vovó Tonica” é entregue à população

Prefeitura de Castro divulga inscrições homologadas e locais de prova do concurso público

Agência do Trabalhador oferece vagas para trabalho em escolas municipais

Prefeitura de Ponta Grossa apresenta candidatas ao Concurso da Rainha da  Fesuva 2026

Categorias

Agronegócio & EconomiaCultura & EventosEmprego & QualificaçãoEsportesGeralObituárioOpiniãoPolíticaPublicação LegalSaúdeSegurançaSem categoriaTecnologia

Cidades

  • Arapoti
  • Carambeí
  • Castro
  • Correio REGIONAL
  • Geral
  • Jaguariaíva
  • Palmeira

Categorias

Redes Sociais

Hospedado por CloudFlash
Desenvolvido por Flize Tecnologia