Agronegócio & EconomiaCultura & EventosEmprego & QualificaçãoEsportesGeralObituárioOpiniãoPolíticaPublicação LegalSaúdeSegurançaSem categoriaTecnologiaGuia Comercial
Cultura & EventosEsportesGeralObituárioPolíticaPublicação LegalSaúdeSegurançaGuia Comercial
Publicidade
Geral

CAPS de Tibagi realiza campanha do Setembro Amarelo

Ação tem como objetivo a prevenção e redução do suicídio. Além disso, equipe prepara dois eventos durante o mês para a conscientização sobre o problema

CAPS de Tibagi realiza campanha do Setembro Amarelo
(Foto ilustrativa)
Publicidade
COM ASSESSORIAS - Secretaria de Saúde de Tibagi, através do Centro de Atenção Psicossocial (CAPS), promove durante todo o mês a Campanha do Setembro Amarelo. O seu principal objetivo é a prevenção e a redução do suicídio.

Para conscientizar a população tibagiana sobre o tema, a equipe do CAPS prepara dois eventos que serão realizados durante o mês. O primeiro é uma carreata no dia 10 de setembro (sexta-feira) às 09h com saída em frente a Prefeitura. O segundo é uma blitz educativa no dia 17 de setembro (sexta-feira) na Praça Edmundo Mercer, 116, na esquina do banco Itaú, das 09h às 12h.

A psicóloga do CAPS de Tibagi, Vitória de Pinho Campos, afirma que o suicídio é uma doença multifatorial. Ou seja, ela é influenciada por fatores físicos, psíquicos, culturais, econômicos, sociais, situacionais e biológicos em uma pessoa que acredita que o suicídio é a única solução para um problema.

"Ele não está relacionado à coragem, mas sim ao sofrimento intenso. Há fatores capazes de aumentar o risco de suicídio, como o uso de álcool e drogas, términos de relacionamento, perdas financeiras, abuso, luto ou presença de transtornos mentais", destaca Vitória.

A psicóloga do CAPS destaca também que existem fatores de proteção como, por exemplo, suporte social e familiar, acesso a recursos de saúde mental, entre outros.

"Se você está pensando em suicídio não precisa ter vergonha de falar ou pedir ajuda. As coisas mudam e você não irá se sentir da mesma forma para sempre, é possível se sentir melhor e já ajuda disponível. Sentir tristeza é normal e todos passamos por momentos difíceis na vida", completa a psicóloga Vitória.

Serviço

Se você ou alguém que você conhece está com comportamento suicida procure ajuda o quanto antes. O CAPS de Tibagi conta com uma equipe técnica preparada para te acolher nesse momento difícil.

O Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) de Tibagi está localizado na Avenida Fábio Fanucchi, 1709, no centro. Ele funciona das 08h às 12h e das 13h às 17h de segunda à sexta-feira. O telefone de contato é o (42) 3275-1368.

Já o Centro de Valorização da Vida (CVV) é uma organização sem fins lucrativos que oferece atendimento gratuito e sigiloso para qualquer forma de sofrimento emocional. Você pode ter acesso via chat no site www.cvv.org.br ou então pelo telefone 188. O serviço funciona 7 dias por semana 24 horas por dia.

Compartilhe:

Leia também

Gesto de reconhecimento emociona servidores da coleta de lixo em Tibagi
Publicidade

Mais Lidas

Genro e sogro são presos por matarem ex-namorado da filha no Paraná

Nova sede do CAPS “Vovó Tonica” é entregue à população

Prefeitura de Castro divulga inscrições homologadas e locais de prova do concurso público

Agência do Trabalhador oferece vagas para trabalho em escolas municipais

Prefeitura de Ponta Grossa apresenta candidatas ao Concurso da Rainha da  Fesuva 2026

Categorias

Agronegócio & EconomiaCultura & EventosEmprego & QualificaçãoEsportesGeralObituárioOpiniãoPolíticaPublicação LegalSaúdeSegurançaSem categoriaTecnologia

Cidades

  • Arapoti
  • Carambeí
  • Castro
  • Correio REGIONAL
  • Geral
  • Jaguariaíva
  • Palmeira

Categorias

Redes Sociais

Hospedado por CloudFlash
Desenvolvido por Flize Tecnologia