Agronegócio & EconomiaCultura & EventosEmprego & QualificaçãoEsportesGeralObituárioOpiniãoPolíticaPublicação LegalSaúdeSegurançaSem categoriaTecnologiaGuia Comercial
Cultura & EventosEsportesGeralObituárioPolíticaPublicação LegalSaúdeSegurançaGuia Comercial
Publicidade
Geral

Caminhos do Peabiru atraem pesquisadores para Tibagi

Caminhos do Peabiru atraem pesquisadores para Tibagi
(Foto: Divulgação/PMT)
Publicidade
COM ASSESSORIAS - O Museu Histórico Des. Edmundo Mercer Júnior, em Tibagi, recebeu na última quinta-feira (07) a visita de um grupo de 10 pessoas que fazem parte do Dakila Pesquisas. A equipe está em busca de evidências sobre os Caminhos do Peabiru.

De acordo com o Governo do Paraná, os Caminhos do Peabiru são um conjunto de trilhas criadas há mais de 3 mil anos, que ligam o Oceano Atlântico ao Pacífico, passando pelo Paraná até o Peru. A antiga rota foi utilizada pelos índios guaranis, kaingang e xetá, além dos incas, espanhóis, portugueses, jesuítas e aventureiros, desde o século XVI.

De acordo com o presidente do Dakila Pesquisas, Urandir Fernandes de Oliveira, o grupo é composto por biólogos, arqueólogos, geólogos, médicos, entre outros e eles buscam ramificações, indícios e evidências do Caminho do Peabiru, por ser a primeira malha viária do mundo.

"Buscamos informações com a população, autoridades, museus, universidades. A intenção é conseguir o máximo de informações para reconstituir o caminho do Peabiru. Encontramos algumas evidências em Tibagi e vamos voltar em outras oportunidades, pois não foi possível catalogar tudo o que encontramos", afirma Urandir.

A pesquisadora Fernanda Lima, que também faz parte do grupo, diz que a equipe utiliza diversos aparatos tecnológicos para auxiliar na busca por evidências, como drones e o GPR. "Além disso, as "bibliotecas vivas", como o senhor Joel, a equipe do Museu, e isso auxilia bastante e por isso sempre visitamos esses locais", comenta.

A apresentadora de TV, Adriana Araújo, acompanha o grupo durante a visita ao Paraná.

Compartilhe:

Leia também

Gesto de reconhecimento emociona servidores da coleta de lixo em Tibagi
Publicidade

Mais Lidas

Genro e sogro são presos por matarem ex-namorado da filha no Paraná

Agência do Trabalhador oferece vagas para trabalho em escolas municipais

Prefeitura de Castro divulga inscrições homologadas e locais de prova do concurso público

Nova sede do CAPS “Vovó Tonica” é entregue à população

Prefeitura de Ponta Grossa apresenta candidatas ao Concurso da Rainha da  Fesuva 2026

Categorias

Agronegócio & EconomiaCultura & EventosEmprego & QualificaçãoEsportesGeralObituárioOpiniãoPolíticaPublicação LegalSaúdeSegurançaSem categoriaTecnologia

Cidades

  • Arapoti
  • Carambeí
  • Castro
  • Correio REGIONAL
  • Geral
  • Jaguariaíva
  • Palmeira

Categorias

Redes Sociais

Hospedado por CloudFlash
Desenvolvido por Flize Tecnologia