Agronegócio & EconomiaCultura & EventosEmprego & QualificaçãoEsportesGeralObituárioOpiniãoPolíticaPublicação LegalSaúdeSegurançaSem categoriaTecnologiaGuia Comercial
Cultura & EventosEsportesGeralObituárioPolíticaPublicação LegalSaúdeSegurançaGuia Comercial
Publicidade
Geral

Caminhada contra a violência e o abuso infantil reúne 300 pessoas

Caminhada contra a violência e o abuso infantil reúne 300 pessoas
Publicidade

IMPRENSA/Tibagi - Cerca de 300 pessoas foram às ruas nesta sexta-feira (18) para lembrar 18 de maio, Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual contra Crianças e Adolescentes. O evento foi realizado pela Secretaria da Criança e Assistência Social (SMCAS) e pelo Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Tibagi (CMDCA) com o objetivo de sensibilizar a comunidade em relação ao tema.


Participaram da caminhada a equipe da SMCAS, as escolas da rede municipal e estadual, APAE, Associação Tibagiana de Canoagem (Atica), Lar de Nazaré, Grupo de Escoteiros Machadinho, Conselho Tutelar e a Casa das Artes. A passeata saiu de frente à Prefeitura Municipal e percorreu as ruas Herbert Mercer, Almeida Taques e Guataçara Borba Carneiro.


O presidente do CMDCA, Noel Rodrigues de Almeida, destaca que o objetivo principal da campanha é estimular a denúncia. "Fortalecer o papel da denúncia é muito importe, mesmo que seja só uma suspeita. É melhor fazer a investigação de uma suspeita do que deixar o caso passar. A maioria dos casos não são denunciados e nem existem vestígios pois o abusador é sedutor e ameaça as crianças", disse.


Segundo a coordenadora pedagógica da Escola Municipal Telêmaco Borba, Regiane Martins, o assunto foi abordado em sala de aula com os alunos dos 4° e 5° anos. "Realizamos uma conscientização com os alunos, alertando e ensinando a forma correta para denunciar. Após isso eles produziram textos que mostraram o que entenderam", falou.


A presidente do Conselho Tutelar de Tibagi, Rosangela Barros, destacou que os pais devem ficar atentos com seus filhos e realizar a denúncia. "É importante falar sempre sobre esse tema, não só hoje. É um problema que acontece aqui e em todo Brasil. Se os pais notarem algum comportamento diferente no seu filho, denuncie", afirmou.


Para reforçar ainda mais o debate sobre o assunto, a SMCAS e o CMDCA trazem a peça teatral "O Não da Questão" produzida pela Casa das Artes com sessões nesta sexta-feira (18), às 20h, no Teatro Tia Inália e dia 24 no mesmo horário e local, com censura de 13 anos e entrada gratuita. No dia 25 será a vez de alunos das escolas municipais irem ao teatro. A peça "Mariazinha Flor em o Não da Questão", será encenada de manhã e a tarde no Teatro Tia Inália.


Casos de qualquer tipo de violência ou abuso podem ser denunciados através do disque 100, do Conselho Tutelar, pelo telefone 3916-2201, do Disque Denúncia Estadual, 181, e também diretamente ao Ministério Público.

Compartilhe:

Leia também

Gesto de reconhecimento emociona servidores da coleta de lixo em Tibagi
Publicidade

Mais Lidas

Prefeitura de Ponta Grossa apresenta candidatas ao Concurso da Rainha da  Fesuva 2026

Nova sede do CAPS “Vovó Tonica” é entregue à população

Prefeitura de Castro divulga inscrições homologadas e locais de prova do concurso público

Agência do Trabalhador oferece vagas para trabalho em escolas municipais

Genro e sogro são presos por matarem ex-namorado da filha no Paraná

Categorias

Agronegócio & EconomiaCultura & EventosEmprego & QualificaçãoEsportesGeralObituárioOpiniãoPolíticaPublicação LegalSaúdeSegurançaSem categoriaTecnologia

Cidades

  • Arapoti
  • Carambeí
  • Castro
  • Correio REGIONAL
  • Geral
  • Jaguariaíva
  • Palmeira

Categorias

Redes Sociais

Hospedado por CloudFlash
Desenvolvido por Flize Tecnologia