Agronegócio & EconomiaCultura & EventosEmprego & QualificaçãoEsportesGeralObituárioOpiniãoPolíticaPublicação LegalSaúdeSegurançaSem categoriaTecnologiaGuia Comercial
Cultura & EventosEsportesGeralObituárioPolíticaPublicação LegalSaúdeSegurançaGuia Comercial
Publicidade
Geral

Após reparos, Parque Estadual do Guartelá em Tibagi reabre para visitação

Reparos duraram uma semana. Foi necessário trocar a placa do poço artesiano que abastece a unidade, assim como reparos no encanamento

Após reparos, Parque Estadual do Guartelá em Tibagi reabre para visitação
(Foto: Maurício Martins Pereira/Prefeitura de Tibagi/Itaytyba/Fecomércio)
Publicidade
COM ASSESSORIAS - A Prefeitura de Tibagi, através da Secretaria de Turismo, informa que já é possível voltar a visitar as dependências do Parque Estadual do Guartelá, em Tibagi. O local ficou interditado por uma semana, devido a estragos causados na rede de abastecimento de água e luz nas estruturas internas da unidade, o que impede o atendimento aos visitantes.



Na última quarta-feira (19), o secretário de Turismo, Rhamonn Cottar, se reuniu com representantes do IAT em Curitiba cobrando a reabertura do Parque o quanto antes, já que se trata do principal ponto de visitação turística do município.



Além disso, segundo o secretário de Turismo, a pedido do prefeito Artur Butina, no final de semana passado as pessoas que já estavam agendadas para visitação foram atendidas porque o caminhão-pipa da Prefeitura de Tibagi realizou o abastecimento de água do parque.



O Instituto Água e Terra (IAT) providenciou a compra de novos equipamentos para realizar a troca da placa na bomba de abastecimento do poço afetado pela tempestade. Foi necessário também substituir boa parte da estrutura de encanamento.



Com os reparos, o parque volta a reabrir normalmente, das 8h30 às 16h, de quarta-feira a segunda-feira. Nas terças-feiras, a unidade fecha para manutenção. A média de visitação é de cerca de mil visitantes por semana, tendo como grande atração a beleza natural do 6º maior cânion do planeta em extensão, o "Cânion do Rio Iapó".



O parque também abriga a Cachoeira da Ponte de Pedra, derivada da força das águas do Córrego Pedregulho. Além disso, a ação da água e do vento durante milhares de anos esculpiu estruturas como lapas, fendas, grotas e formas curiosas sobre as rochas areníticas, expondo feições ruiniformes em pequena escala e uma enorme fenda entre paredões rochosos.



No parque, há ainda pinturas rupestres que datam aproximadamente 7 mil anos e que foram deixadas em rochas e lapas por indígenas, primeiros habitantes da região. Outra importante característica do local é a vegetação composta por campos, remanescentes de Cerrado, Florestas com Araucária, elementos da Floresta Estacional Semidecidual e Floresta Ombrófila Densa (Mata Atlântica).

Compartilhe:

Leia também

Gesto de reconhecimento emociona servidores da coleta de lixo em Tibagi
Publicidade

Mais Lidas

Genro e sogro são presos por matarem ex-namorado da filha no Paraná

Nova sede do CAPS “Vovó Tonica” é entregue à população

Prefeitura de Castro divulga inscrições homologadas e locais de prova do concurso público

Agência do Trabalhador oferece vagas para trabalho em escolas municipais

Prefeitura de Ponta Grossa apresenta candidatas ao Concurso da Rainha da  Fesuva 2026

Categorias

Agronegócio & EconomiaCultura & EventosEmprego & QualificaçãoEsportesGeralObituárioOpiniãoPolíticaPublicação LegalSaúdeSegurançaSem categoriaTecnologia

Cidades

  • Arapoti
  • Carambeí
  • Castro
  • Correio REGIONAL
  • Geral
  • Jaguariaíva
  • Palmeira

Categorias

Redes Sociais

Hospedado por CloudFlash
Desenvolvido por Flize Tecnologia