Correio dos Campos

Vítima descreve ataque de abelhas contra mais de 30 pessoas em Tibagi: ‘Cena de filme’

Caso aconteceu no fim de semana. 16 pessoas foram levadas ao hospital. Árvore onde estava a colmeia foi derrubada nesta segunda-feira (11)
12 de dezembro de 2023 às 09:30
(Foto: Reprodução)

Isabella Bogdanovicz foi uma das mais de 30 vítimas do ataque de abelhas que aconteceu no fim de semana em Tibagi, nos Campos Gerais do Paraná. Ela descreve que o momento pareceu “uma cena de filme”.

“A gente começou a ouvir gritos, muitas pessoas correndo, os carros parando, as abelhas invadindo os veículos. As pessoas não tinham proporção do quanto de abelhas que tinham, e foi um movimento muito grande dos moradores tentando auxiliar, tentando dar esse suporte, e até mesmo no hospital. Foram chegando muitas pessoas também, uma cena de filme”, contou, em entrevista à RPC.

O caso aconteceu na tarde de sábado (9), em uma praça da área central da cidade. Pelo menos 16 pessoas que foram picadas passaram por atendimento médico no hospital. Apesar dos ferimentos, todos tiveram alta até a manhã de domingo (10).

Isabella estava dentro do próprio carro com uma amiga quando foi atacada.

“Quando a gente estacionou na praça veio a primeira abelha, entrou dentro do carro, e minha amiga acabou se assustando. Ela [a abelha] entrou na minha bolsa e quando eu fui tirar a bolsa pra fora pra espantar a abelha já surgiram diversas dentro do carro. Foi quando a gente saiu, desceu e saiu correndo. Carro abandonado, ligado, com chave, celular, tudo”, lembra.

As amigas saíram correndo em direções opostas e Isabella foi a mais afetada.

“Ela sofreu apenas uma picada, eu tive três porque as abelhas acabaram se concentrando mais no meu cabelo. Então foi uma ‘luta corporal’ tirando as abelhas do cabelo, e aí apareceu uma moradora de carro e me deu carona pra conseguir fugir do ataque. Ela me levou direto pro hospital”, relata ela.

Árvore onde estavam as abelhas foi derrubada

O ataque das abelhas aconteceu na Praça Edmundo Mercer, que fica em frente à Prefeitura Municipal de Tibagi.

Segundo Isabella, a colmeia existia há muitos anos no local, mas nunca havia acontecido um ataque tão grande. “Nunca tínhamos ouvido falar de uma situação semelhante como essa. Casos isolados, de eventualmente uma abelha ou outra, mas não nessa proporção”, recorda.

A prefeitura informou que na manhã desta segunda-feira (11) as equipes das Secretarias de Urbanismo e Obras Públicas e Meio Ambiente realizaram o corte da árvore onde o enxame se localizava.

“Ela já estava condenada e completamente oca, e só se sustentava pelas raízes das trepadeiras no entorno”, afirma a prefeitura.

Até a publicação desta reportagem, apenas a região próxima ao local do ataque ainda permanecia isolada. A circulação pelo restante da Praça Edmundo Mercer foi liberada.

Ataque de abelhas em Tibagi

De acordo com o coordenador da Defesa Civil do município, João Germano de Geus, a equipe foi acionada por volta das 15h para atender a situação.

O diretor do Hospital Luiza Borba Carneiro, Giovani Andrade, disse que 16 pessoas que foram picadas pelas abelhas passaram por atendimento médico no local.

Dessas, três ficaram em observação; duas foram liberadas no sábado (9) e a terceira no domingo (10) de manhã.

Ataques de abelhas no Paraná

O número de ataques de abelhas aumentou 13% no Paraná entre janeiro e setembro de 2023, em comparação com o mesmo período do ano anterior.

O bombeiro Marcos Antônio da Silva explica que os ataques aumentam com a primavera.

“É um período que os enxames estão se dividindo em razão do aumento da população nas colmeias”, afirma.

A orientação para quando um enxame for identificado é se afastar e acionar as autoridades.

Fonte: G1