Correio dos Campos

Assistência Social de Tibagi realiza o SCFV na vila São José

1 de agosto de 2022 às 14:16
(Foto: Giovagner Pires/ASCOM Pref. Tibagi)

COM ASSESSORIAS – A Prefeitura de Tibagi, através da Secretaria da Criança e Assistência Social, atende aproximadamente 40 crianças e adolescentes no serviço de convivência e fortalecimento de vínculos (SCFV) realizado no centro de convivência da Vila São José.

De acordo com a coordenadora do serviço, Márcio Pacheco, o número aumenta a cada dia com a oferta de atividades diferenciadas para as crianças e adolescentes. Segundo ela, todos demonstraram enorme interesse pelas aulas de iniciação musical e também aulas de instrumentos musicais como violão, teclado e bateria; e a expectativa é que no final do ano haja uma apresentação de uma fanfarra com os usuários nas festividades do período.

O Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) é um serviço da Proteção Social Básica do SUAS que é ofertado de forma complementar ao trabalho social com famílias realizado por meio do Serviço de Proteção e Atendimento Integral às Famílias (PAIF) e do Serviço de Proteção e Atendimento Especializado às Famílias e Indivíduos (PAEFI).

Ele é realizado a partir de atividades em grupo como, por exemplo, atividades artísticas, culturais, de lazer e esportivas, dentre outras, de acordo com a idade dos usuários. É uma forma de intervenção social planejada que cria situações desafiadoras, estimula e orienta os usuários na construção e reconstrução de suas histórias e vivências individuais, coletivas e familiares.