Correio dos Campos

Em Tibagi, grupo leva a Palavra de Deus ao interior do município há quase três décadas

Em Tibagi, o Peregrinos terá hoje missa festiva
25 de março de 2022 às 18:35
Em 2010, na igreja matriz que ainda não havia passado por reforma. (Foto: Divulgação)

COM ASSESSORIAS – Uma celebração na noite de desta sexta-feira (25), às 19 horas, presidida pelo padre Luiz Mirkoski, pároco da Paróquia Nossa Senhora dos Remédios, em Tibagi, festeja os 28 anos do Grupo de Oração Peregrinos. Fundado em 1994, com apoio dos padres Moacir Gomes e Noé Borges Vieira, o grupo se reúne semanalmente às quintas-feiras, na igreja matriz, às 20 horas, e toda sexta-feira os servos saem em missão pelo interior. A coordenação calcula que mais de 100 pessoas, entre crianças, jovens e adultos, tenham passado pelo grupo nessas quase três décadas.

Conforme o coordenador Jeferson Araújo da Silva, que é deficiente visual, os registros oficiais atestam que o grupo existe há pelos menos 28, no entanto, alguns integrantes acreditam que os encontros aconteçam há mais tempo. “O grupo faz jus ao nome escolhido, pois é missionário, peregrino. Desde a fundação, ele percorre no interior da cidade, levando a Palavra de Deus às pessoas. Essa história só foi possível graças a dedicação de cada servo e cada coordenador”, comenta Silva, citando que, atualmente, são 23 os servos ativos.

Nas missões, às sextas-feiras, acontecem noites de louvor e adoração. Toda a primeira sexta, o grupo vai à comunidade de Agudos; na segunda sexta, a de Cachoeira; na terceira, ao Alto do Amparo, e, na quarta sexta-feira, à comunidade de São Bento. “Nos finais de semana, atendemos nas comunidades que solicitam. Na noite de hoje, padre Luiz fará a bênção da imagem da Mãe de Pentecostes, que acompanha o grupo nas missões”, conta a secretária do grupo e esposa de Jeferson, Sheila Silva. Após a missa, os integrantes se reúnem para uma confraternização, no centro pastoral.

“Acredito que o grupo de oração é de grande importância. Nossa cidade é grande e, através do grupo, podemos vivenciar a experiência de rezar em comunidade, trazendo união e fortalecimento da fé. Muitas pessoas que tiveram essa experiência ainda testemunham as graças recebidas. Nesses 28 anos pudemos perceber o esforço e dedicação de cada um que passou, dando seu melhor, buscando formação para levar esse amor de Deus às pessoas, e caminhando em comunhão com a Igreja, sempre”, destaca o coordenador Jeferson Araújo Silva.