Correio dos Campos

Agricultura de Tibagi distribuiu 600 toneladas de composto orgânico para produtores em 2021

Além disso, a Secretaria também forneceu 180 cargas com aproximadamente 12,5 toneladas de calcário e beneficiou mais de 90 produtores rurais do município
24 de janeiro de 2022 às 14:41
(Foto: João Pedro Agostinho/ASCOM Pref. Tibagi)

COM ASSESSORIAS – A Prefeitura Municipal de Tibagi, através da Secretaria de Agricultura e Abastecimento, tem papel importante na produção rural do município, destaque dentro do Paraná. Isso porque a equipe da pasta realiza diversas ações junto aos pequenos e médios produtores para que a produtividade se destaque no cenário nacional.

Somente em 2021, a Secretaria de Agricultura distribuiu 180 cargas de calcário com aproximadamente 12,5 toneladas de material. Isso beneficiou aproximadamente 90 produtores rurais. Isso foi possível graças ao programa Frete Facilitado, que garante ao micro e ao pequeno agricultor a aquisição deste produto.

“A aplicação de calcário no solo, além de corrigir sua acidez e fornecer macronutrientes como Cálcio e Magnésio, neutraliza o efeito do alumínio e manganês, aumentando a disponibilidade de outros nutrientes para as plantas. A correção do solo também auxilia na prevenção de algumas ervas daninhas que atrapalham as pequenas lavouras e também as pastagens”, explica o secretário de Agricultura, Fabiano Carneiro.

Além disso, Carneiro comenta que foram distribuídas gratuitamente 600 toneladas de composto orgânico (Ecosolo e substrato) para agricultores que trabalham com hortifrutigranjeiros.

“Estamos também, em parceria com a Klabin, distribuindo aos pequenos produtores que trabalham com hortifrutigranjeiros um produto chamado Ecosolo. Ele atua como um condicionador do solo e auxilia na retenção de umidade. Isso melhora a qualidade e produtividade dos empreendimentos”, finaliza o secretário de Agricultura.