Correio dos Campos

Museu de Tibagi está com exposição aberta sobre a arqueologia do município

Os materiais expostos fazem parte de sítios arqueológicos explorados antes do processo de construção da UHE Tibagi Montante. A exposição vai até o dia 14 de fevereiro.
18 de janeiro de 2022 às 14:31
(Foto: João Pedro Agostinho/ASCOM)

COM ASSESSORIAS – A Prefeitura Municipal de Tibagi, através da Secretaria de Educação e Cultura de Tibagi (SEMEC) e do Museu Histórico Des. Edmundo Mercer Júnior, apresentam a toda a comunidade a mais nova exposição do museu. Intitulada “A Arqueologia de Tibagi”, os materiais ficarão expostos até o dia 14 de fevereiro de 2022.

A exposição de materiais é resultado de estudos arqueológicos realizados nas áreas da UHE Tibagi Montante e da Subestação Elétrica 138kV Tibagi. Segundo a empresa, dentre os estudos e programas ambientais desenvolvidos para o Licenciamento Ambiental desses empreendimentos houveram os trabalhos relacionados ao Patrimônio Cultural Arqueológico.

Os resultados da prospecção arqueológica identificaram sete (07) sítios arqueológicos, sendo seis (06) sítios relacionados a UHE Tibagi Montante e um (01) à Subestação Elétrica 138kV Tibagi. Dentre esses, três (03) sítios arqueológicos não estavam em área de interferência direta desses empreendimentos.

O arqueólogo Antônio Cavalheiro foi o responsável pelo trabalho arqueológico realizado no município e montou a referida exposição. Segundo ele, alguns dos vestígios encontrados podem ser datados de mais de 3.500 anos. São indícios da ocupação indígena da região. Além disso, segundo Cavalheiro, outros materiais podem ser datados, segundo suas características, do período de fundação do município.