Correio dos Campos

Secretaria de Agricultura de Tibagi realiza visita técnica ao município de Piên

Entre as diversas trocas de experiências, equipe da Agricultura foi conhecer o trabalho realizado pelo Serviço de Inspeção Municipal de Produtos de Origem Animal (SIM/POA) e o apoio que a prefeitura oferece aos pequenos produtores
21 de outubro de 2021 às 18:10
(Fotos: Divulgação)

COM ASSESSORIAS – A equipe da Secretaria de Agricultura de Tibagi e do Serviço de Inspeção Municipal de Produtos de Origem Animal (SIM/POA) realizaram na última semana uma visita técnica ao município de Piên, no Paraná.

O principal objetivo da visitar foi observar de que forma o município realizou o credenciamento de responsável técnico (RT), a partir da prefeitura, para prestar apoio aos pequenos produtores e também aqueles que realizam a agricultura familiar. Isso porque é de responsabilidade do produtor ter um RT que presta o serviço em sua propriedade.

“Nos reunimos com o prefeito de Piên, secretário de Agricultura, a médica veterinária do SIM/POA e do Sebrae que prestam apoio ao município. Eles credenciaram responsável técnico pela prefeitura para atuar junto as agroindústrias credenciadas ao SIM local. Queremos incorporar isso aqui em Tibagi também”, afirma Pedro Teider, responsável pelo SIM/POA em Tibagi.

Teider ressaltou também a importância desse apoio aos pequenos produtores e a agricultura familiar, para que eles possam estar legalizados e também comercializar os seus produtos dentro e fora do município.

“Realizamos uma visita técnica a um abatedouro de rãs que está em processo de legalização em Piên. Enfim, trocamos experiências para poder melhorar o nosso serviço de inspeção aqui (em Tibagi) e poder ajudar ainda mais os pequenos agricultores”, finaliza o responsável pelo SIM/POA em Tibagi.

Participaram da visita o secretário de Agricultura, Agérico Prestes; o gerente da pasta, Fabiano Carneiro; o coordenador do SIM, Pedro Teider; e o servidor Rodrigo do Prado. Além deles, estiveram presentes o presidente da Câmara de Tibagi, Enio Antunes, e o vereador Paulo Bugiganga.