Correio dos Campos

Provopar é o ‘braço forte’ da Secretaria de Assistência Social

2 de julho de 2021 às 14:36
(Foto: João Pedro Agostinho)

COM ASSESSORIAS – O Programa do Voluntariado Paranaense (Provopar) está em Tibagi desde 1995. De acordo com a coordenadora Marcia Pacheco, a entidade atende pessoas de extrema vulnerabilidade social. Ela estima que, atualmente, cerca de 4,5 mil pessoas estejam nessa condição, no município. Perto de 80% dessas pessoas recebem o benefício do programa federal Bolsa-Família.

Na avaliação de Marcia, o Provopar, que está instalado no antigo barracão de artesanato, na entrada da cidade, se constitui, hoje, no “braço forte” da Secretaria Municipal de Assistência Social. É lá que são confeccionados os pijamas, em microfibra (“microsoft infantil”) para crianças de zero a 10 anos, os ponchos infantis e também os acolchoados. “Esse trabalho só está sendo realizado devido à ajuda da Assistência Social, e da população”, ressalta.

Marcia conta que tem duas preocupações à frente do Provopar: conseguir mais tecido para a confecção de agasalhos e mais gente para trabalhar na confecção dos agasalhos e acolchoados. “Estamos com déficit de mão de obra. Contamos somente com duas costureiras”, explica. Segundo ela, nos meses de abril, maio e junho deste ano, o Provopar repassou 45 jogos de cama (contendo lençol, sobrelençol e fronha) ao Hospital Luíza Borba Carneiro.

Associação civil

Conforme o site provoparestadual.org.br, o Provopar é uma associação civil, com personalidade jurídica de direito privado, sem fins econômicos e lucrativos, com a finalidade de assistência social, educacional, beneficente, cultural, ambiental, saúde e geração de renda. Foi criado pelo Decreto Estadual 2.194, de 15 de abril de 1980, e era vinculado à então Secretaria de Estado da Saúde e Bem Estar Social.

Em 17 de junho de 1983, quando sua presidente era a então primeira-dama Arlete Richa, o Provopar foi desvinculado do Estado e passou a atuar em parceria com a sociedade civil e órgãos governamentais, “colocando em prática uma série de programas de natureza social, de apoio aos projetos de geração de renda e inclusão social”. A atual presidente do Provopar de Tibagi é Dilcéia Maria de Oliveira.