Correio dos Campos

Vigilância Sanitária alerta sobre como agir com morcegos

Matar morcegos é crime ambiental previsto na Lei 9.605/1998
30 de junho de 2021 às 18:09
(Foto: Reprodução/internet)

COM ASSESSORIAS – A Vigilância Sanitária de Tibagi esclarece a população sobre como proceder quando deparar com algum morcego. Conforme informações do médico veterinário Pedro Irineu Teider Junior, coordenador de Controle de Zoonoses, se alguém encontrar um morcego e ele estiver caído no chão, vivo ou morto, ou se o animal for avistado em atividade durante o dia, a recomendação é de não tocar no morcego e nem deixar que outras pessoas ou animais se aproximem.

Segundo Pedro, é necessário que o animal seja isolado em algum recipiente, “de preferência com um peso em cima para evitar que fuja”. “Caso haja algum contato com o morcego, seja por toque, mordida ou arranhão, é necessário lavar o local com água e sabão e procurar imediatamente a unidade básica de saúde (UBS) mais próxima, ou comunicar a Unidade de Vigilância de Zoonoses”, afirma Pedro, lembrando que matar um morcego é crime ambiental, previsto na Lei 9.605/1998. O contato com a Vigilância pode ser feito pelo telefone (42) 98811-2644 (WhatsApp).

“Os morcegos que vivem no meio urbano geralmente se alimentam de insetos e frutas e não atacam seres humanos e animais. Eles são animais silvestres de hábitos noturnos que têm um papel fundamental no equilíbrio das cidades, controlando insetos e dispensando sementes das frutas das quais se alimentam”, explica Pedro. “Entretanto, assim como todo mamífero, os morcegos podem transmitir raiva, e é preciso ter muito cuidado”, alerta. Segundo ele, o problema maior é quando estão caídos, “sintoma característico de raiva em morcegos”.

Pedro lembra, também, que é preciso que cães e gatos estejam devidamente domiciliados e sejam vacinados todos os anos contra a raiva.