Correio dos Campos

Consulta Pública sobre o PACUERA da UHE Tibagi Montante discute ações para o entorno do reservatório da usina

População pode participar através da sessão online no site www.pacuerauhetibagimontante.com.br que tem início às 19h. Dias 28 e 29 as consultas serão presenciais com duração aproximada de 1h cada para evitar aglomerações
27 de Maio de 2021 às 10:10
(Foto: Divulgação)

COM ASSESSORIAS – O entorno do reservatório da Usina Hidroelétrica (UHE) Tibagi Montante, localizada no município de Tibagi, será tema de consulta pública virtual e presencial. Na oportunidade, será discutido o Plano Ambiental de Conservação e Uso do Entorno de Reservatórios Artificiais (PACUERA). A ação é organizada pelo Instituto Água e Terra (IAT) vinculado à Secretaria do Desenvolvimento Sustentável e do Turismo (SEDEST).

A consulta pública virtual está marcada para esta quinta-feira (27) às 19h. Para participar, a população deve acessar o site www.pacuerauhetibagimontante.com.br. Após entrar, os tibagianos podem apenas assistir ou então se inscrever para formular perguntas.

Já nos dias 28 e 29 de maio (sexta-feira e sábado) acontece as consultas públicas presenciais. Devido à pandemia, serão várias sessões com duração de aproximadamente 1 hora cada para evitar aglomerações. Elas serão realizadas no Hotel Formigas na Praça Leopoldo Mercer, nº 70, no centro de Tibagi, nos seguintes horários:

Das 08h às 12h (4 sessões)
Das 14h às 17h (3 sessões)
Das 19h às 20h (1 sessão)

O PACUERA faz parte da política brasileira de recursos hídricos estabelecida através de Lei Federal. Ela busca estabelecer diretrizes para o zoneamento ambiental do uso das águas, ocupações do entorno do seu reservatório, otimização de benefícios sociais e também a proteção ambiental.

Ou seja, a população de Tibagi pode participar com ideias e sugestões do que pode ser feito no entorno do reservatório como, por exemplo, áreas de lazer para famílias, prática de esportes, banho, entre outros