Correio dos Campos

Tibagi sedia encontro regional sobre segurança alimentar e nutricional

22 de abril de 2021 às 18:13
(Foto: Divulgação/PMT)

COM ASSESSORIAS – O Palácio do Diamante, sede da Prefeitura de Tibagi, recebeu na manhã de hoje (22) técnicos e secretários de alguns municípios da região para discutir possibilidades de projetos na área da segurança alimentar e nutricional. Quem mediou o encontro foi o Chefe do Núcleo Regional de Ponta Grossa da Secretaria de Agricultura e Abastecimento (SEAB) Marcelo Ferreira Hupalo e a Gerente Regional da IDR Paraná também de Ponta Grossa Luciane Curtes Porfírio.

O Prefeito Artur Butina participou da abertura da reunião e destacou que o respaldo de toda essa atividade deverá ser o pequeno produtor, aquele de subsistência, principalmente com assistência técnica especializada. “Devemos integrar o trabalho para o pequeno produtor. Muitas vezes ele acaba vendendo a propriedade para um grande produtor e se muda para a cidade porque não consegue competir, não consegue vender e acaba desistindo da atividade”, ressalta Butina.

Hupalo apresentou as diversas possibilidades de projetos que as prefeituras podem financiar junto à SEAB e principalmente ao DESAN, que é o Departamento de Segurança Alimentar e Nutricional da Secretaria. Entre os projetos que Tibagi pode apresentar para que o Estado financie são cozinhas e panificadoras comunitárias; cozinhas-escolas; hortas comunitárias urbanas e periurbanas (próximas à cidade); e outros equipamentos de segurança alimentar e nutricional como, por exemplo, sacolões, banco de alimentos, feiras de comercialização de alimentos, entre outros.

Luciane e Marcelo também esclareceram dúvidas dos municípios de Tibagi, Reserva e Ventania que também estavam presentes. Eles se colocaram à disposição para auxiliar na produção dos projetos para que as prefeituras recebam esse recurso importante do Governo do Estado e que consigam avançar na área da segurança alimentar e nutricional.