Correio dos Campos

SMCAS promove ações de desenvolvimento social

Com diversas parcerias, secretaria fomenta a inclusão e a garantia de direitos aos cidadãos
14 de agosto de 2020 às 19:26
(Foto: Divulgação/PMT)

COM ASSESSORIAS – A Secretaria Municipal da Criança e Assistência Social (SMCAS), buscando compreender o município da melhor forma, iniciou em 2017 uma reformulação de sua estrutura e dos serviços ofertados. Desde então, vem melhorando de forma significativa a qualidade de vida das pessoas, principalmente daquelas que não possuem condições financeiras e encontram-se em situação de vulnerabilidade social.

Foi criada a equipe voltante do Centro de Referência em Assistencia Social (CRAS), que realiza atendimento uma vez por semana, nos distritos de Caetano Mendes, Alto do Amparo e São Bento. O Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vinculos (SCFV), foi desagregado dos serviços do CRAS, dando maior atenção à ações voltadas à jovens mães, crianças, idosos e jovens em cumprimenmto de medidas socioeducativas. O Centro de Referencia Especializada em Assistencia Social (CREAS), por sua vez, ganhou novas instalações para oferecer estrutura e logística aos conselheiros.

Para a Secretária da SMCAS, Maria Rosalina de Moura e Silva, tornar a vida dos tibagianos mais digna é uma meta constante. Ela ainda pontua que, com a ajuda da sua equipe, acredita ter feito o melhor para garantir inclusão e os direitos dos cidadãos. “São ações voltadas a corrigir desigualdades e propiciar um avanço, não só nos moradores da cidade, mas para todos, até mesmo aqueles que moram em localidades mais distantes”, concluiu.

A SMCAS realiza também serviços de apoio e orientação quanto a solicitação do auxílio emergencial, cartão comida boa, beneficios do INSS, regularização de CPF, abertura de conta bancária, entre outros.

Parcerias

Foram realizadas diversas ações em parceria com a SANEPAR, Emater, Provopar, Frísia, Banco do Brasil, Defesa Civil e Secretaria Municipal de Saúde como distribuição de telhas para famílias atingidas por chuvas fortes, doação de caixas d’águas para auxiliar no período de estiagem, entrega de cestas básicas e confecção de agasalhos para as crianças atendidas pelo Programa de Atenção integral às famílias (PAIF).

Pandemia

Durante o período de pandemia, foram confeccionadas 500 mascaras em tecido pelo SCFV para distribuição à população. O CRAS e o CREAS tem executado o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), realizando a entrega de frutas, hortaliças, doces e panificados para cerca de 100 famílias cadastradas, além das entidades Casa Lar e Casa de Idosos Nosso Sossego. Com isso, são beneficiadas duas associações de Agricultores, uma da região do Guartela e a outra do Distrito de Caetano Mendes.