Correio dos Campos

Diminui a população canina nas ruas de Tibagi

Resultado é reflexo da parceria entre a Prefeitura e a ONG Sonho Tibagiano no Programa de Castração Animal de Tibagi
14 de agosto de 2020 às 19:24
(Foto: Divulgação/PMT)

COM ASSESSORIAS – Um balanço feito pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS) aponta redução de cães nas ruas de Tibagi. A diminuição do número foi possível graças ao Programa de Castração Animal de Tibagi, em parceria com a Associação Sonho Tibagiano, que, desde 2019, já atendeu 550 animais. Até o final deste ano, a expectativa é que sejam castrados 600 cães.

A equipe responsável pelo Canil também já viabilizou 93 adoções em três anos e oito meses.

O secretário municipal de Saúde, Wilson Silva, também aponta que já é possível observar uma diminuição da população canina nas ruas. “São frutos que a gente começa a colher, porque a castração animal é um projeto a médio/longo prazo. A diminuição dos animais das ruas também faz parte da conscientização da população. A Secretaria Municipal de Saúde vem a tempo fazendo educação nas escolas, panfletagem, campanhas de adoção e guarda responsável”, destaca.

A vice-presidente da ONG Sonho Tibagiano, Daniela Vilas Boas agradeceu o apoio do executivo nestes anos para a causa animal. “Esse resultado é reflexo de um trabalho anos nessa parceria com a Prefeitura, através do secretário de saúde e também o apoio do poder legislativo”, afirmou.

Mesmo com todas as doações e com a redução no número de animais abrigados, o canil precisa diminuir sua lotação. Interessados em adotar cães castrados e que procurarm um novo lar, devem agendar a visitação com no Canil Municipal com a Vigilância Sanitária, através do telefone 3916-2168, ou procurar a sede da Vigilância, anexa ao Pátio de Máquinas.

A SMS ainda reforça para que os donos dos animais os mantenham em seus quintais e com a vacinação deles em dia.