Correio dos Campos

APAE comemora 30 anos em Tibagi

Atualmente a escola atende 84 alunos e conta com uma equipe especializada
10 de agosto de 2020 às 17:28
(Foto: Divulgação/PMT)

COM ASSESSORIAS – No último dia 2 de agosto, a Escola Nilse Terezinha Brandalise Romel de Educação Infantil e Ensino Fundamental na modalidade de Educação Especial, tradicionalmente chamada de APAE, completou 30 anos de história em Tibagi. Devido à pandemia do novo Coronavírus, a celebração deste aniversário tem sido de forma virtual. A equipe da instituição preparou conteúdos especiais para as redes sociais da APAE de Tibagi, que seguirão ao longo do mês.

O prefeito Rildo Leonardi destaca a importância da escola para formação e desenvolvimento de pessoas com deficiências. “Admiro e parabenizo o trabalho desenvolvido por todos da APAE. Minha filha, a Rafinha, por muitos anos frequentou a escola e eu sou testemunha de todo o carinho e cuidado que os profissionais têm com os alunos. É um orgulho para Tibagi ter uma instituição tão importante como a APAE”, diz.

A atual diretora, Ana Lucia Capote, ressalta a importância pedagógica e a satisfação por dirigir a escola. “Tenho muito orgulho de estar na direção na data dessa comemoração, pois são 30 anos de prestação de serviços no município de Tibagi. Acredito no trabalho dos profissionais que estão na escola e da importância da APAE para o município”, comenta.

História

Em 2 de agosto de 1990 aconteceu a assembléia geral que criou Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE), após a luta da então jovem assistente

social, Nilse Terezinha Brandalise Romel e do médico Dante José Pirath Lago.

Nilse atualmente é presidente da APAE e compartilhou um pouco da emoção em fazer parte da instituição. “Oxalá não precisássemos ter criado a Instituição em função das deficiências existentes, mas como elas são um fato, que bom que pudemos colaborar para que, em Tibagi, esta parcela da população tenha a oportunidade de um bom atendimento, voltado para o desenvolvimento máximo de suas capacidades”, fala.

Ela ainda complementa e estende os agradecimentos a todos que fazem parte da história da APAE. “Dividimos esta satisfação com todos, indistintamente, que colaboraram para que essa história tivesse êxito. Cada pessoa, cada voluntário, cada cidadão que passou por Tibagi e contribuiu de alguma forma, cada membro da diretoria, pais e parentes dos alunos, direção e funcionários da Escola Especial, setor público municipal, associados, comunidade que participa das nossas promoções beneficentes, fazem parte desta caminhada de sucesso”, completa Nilse.

Atualmente, o espaço atende 84 alunos e conta com uma equipe especializada com professores, assistente social, fisioterapeuta, fonoaudióloga, psicóloga, instrutora de informática, instrutora de dança, um instrutor de música, uma coordenadora pedagógica , uma secretária, quatro atendentes, três auxiliares de serviços gerais e uma cozinheira. Em 2019, a instituição movimentou R$ 1.703.261,29, recursos advindos das esferas Federal, Estadual e Municipal, doações, promoções, mensalidades e projetos próprios.

Confira aqui a história completa da APAE escrita por Nilse Terezinha Brandalise Romel.