Correio dos Campos

Recicla Tibagi comemora 11 anos

Programa transformou Tibagi em referência nacional no tratamento de resíduos sólidos
2 de junho de 2020 às 18:01
divulgação

COM ASSESSORIAS – O programa Recicla Tibagi comemora 11 anos de história. Além de inovar e revolucionar a forma da separação de resíduos do município, o programa é a principal fonte de renda dos integrantes da Associação de Catadores de Materiais Recicláveis de Tibagi (ACAMARTI), que hoje são responsáveis pela varrição, coleta e centro de triagem.

O prefeito Rildo Leonardi aponta todo o seu orgulho em ver o sucesso do Recicla Tibagi. “Eu vi nascer este programa e durante a nossa gestão fizemos novos investimentos que ajudam a associação a melhorar a sua renda. Também trabalhamos pesado em educação ambiental, sempre garantindo que desde cedo nossas crianças aprendam a preservar o nosso meio ambiente”, disse.

O Recicla Tibagi nasceu em 29 de maio de 2009, acabando com o lixão a céu aberto e mudando a vida de centenas de catadores e catadoras que passaram pelo programa nestes 11 anos de história.

Prêmios

Ao longo de sua história o Recicla Tibagi já recebeu alguns prêmios. Em 2009 foi premiado pelo Instituto Ambiental do Paraná, em 2010, teve o Troféu Roteiros do Brasil, entregue pelo Ministério do Turismo, em 2011 o de Eco-Cidade, pela Associação Brasileira de Empresas de Limpeza Pública e Resíduos Especiais (Abrelpe) e em 2012 recebeu o prêmio Boas Práticas em Sustentabilidade Ambiental Urbana, na categoria Resíduos Sólidos Urbanos do Ministério do Meio Ambiente, em 2017 foi reconhecido pela Confederação Nacional dos Municípios e em 2017 conquistou o selo bronze do prêmio MPT Pró-Catador.