Correio dos Campos

Carteira de Trabalho agora será digital

A Agência do Trabalhador não emite mais a versão física do documento
4 de março de 2020 às 17:39
(Divulgação/PMT)

IMPRENSA/Tibagi – A Agência do Trabalhador de Tibagi não emite mais a Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS), que agora passará a ser digital. O novo modelo foi formalizado pelo Ministério da Economia. A tecnologia substitui o documento físico e estará disponível através do aplicativo para celulares.

A carteira de trabalho digital trará benefícios como a agilidade no acesso as informações trabalhistas e integrará a base de dados do Ministério da Economia. O trabalhador também terá seu documento em mãos sempre que precisar fazer uma consulta.

A chefe da Agência do Trabalhador de Tibagi, Ana Claude Caminha, recomenda que quem tenha a via física da CTPS mantenha guardada. “As novas não serão emitidas impressas e será utilizada apenas a digital. O trabalhador que tem a sua via física não precisa desfazer-se dela”, disse.

O download do app “Carteira de Trabalho Digital” é feito na loja de aplicativo de celulares Android e iOS e também pode ser acessado via web, através do link servicos.mte.gov.br. Quem já possui cadastro no sistema acesso.gov.br, utilizará seu login de acesso para o app.

Só serão emitidas CTPS’s físicas em algumas situações específicas, que serão aprovadas pelo chefe da Superintendência Regional do Trabalho (SRTE/PR).

A Agência do Trabalhador continuará auxiliando aqueles que não conseguirem realizar o processo em casa. Em caso de maiores dúvidas, trabalhadores podem procurar o atendimento presencialmente ou através do telefone 3275-3455.