Correio dos Campos

Tibagi tem programação especial para celebrar o Dia da Mulher

SMCAS preparou uma série de eventos para celebrar a data, comemorada no dia oito de março. Abertura oficial contou com uma palestra do Delegado de Polícia Civil, Willian Alves de Lima
3 de março de 2020 às 17:52
(Divulgação/PMT)

IMPRENSA/Tibagi – No próximo domingo, oito de março, é comemorado o Dia Internacional da Mulher. Para celebrar a data, a Secretaria Municipal da Criança e Assistência Social (SMCAS), por meio do Centro de Referência em Assistência Social (CRAS), preparou uma programação especial de palestras com temas pertinentes e importantes para todas as mulheres. O pontapé inicial foi, nesta segunda-feira (2), com uma explanação do delegado de Polícia Civil, Willian Alves de Lima. Na quinta-feira e na sexta-feira (5 e 6), acontecerão mais duas palestras de temas importantes, como saúde mental e autoestima, a partir das 19h, no Auditório da Secretaria Municipal de Educação e Cultura (Semec).

A abertura oficial contou com a presença da vice-prefeita, Helynez Santos Ribas, que saudou os presentes e exaltou a mulher. “Estou muito feliz. O oito de março se aproximando, essa data muito importante para nós mulheres. Todas nós sabemos de onde surgiu essa data, foi um fatídico dia onde mulheres lutavam por direitos melhores de trabalho, condições de salário. Isso é um exemplo para nós. Essas conquistas vêm ocorrendo ao longo dos anos, não chegamos ainda ao ideal, mas muito já foi caminhado e para que isso continue acontecendo, precisamos ser cada vez mais fortes, cada vez mais presentes”, disse.

A secretária da SMCAS, Maria Rosalina de Moura e Silva, explica como foi idealizado o evento. “O nosso público, a maioria são mulheres, inclusive dentro do Bolsa Família o benefício sempre sai no nome da mulher, o Família Paranaense também. A gente não pode deixar de lembrar que a mulher é importante dentro do nosso serviço e que ela é especial, principalmente por serem mulheres em situação de vulnerabilidade, mulheres em situação de risco e o nosso trabalho é todo voltado para elas”, ressaltou.

Na primeira noite, além da palestra com delegado de Polícia Civil, com o tema de violência doméstica, também aconteceram sorteio de prêmios e apresentações culturais.

“É um tema muito comum, nós temos vários casos de violência doméstica, especificamente contra a mulher, não só aqui em Tibagi, mas é uma realidade do país. A intenção é que com essa palestra a gente consiga fornecer alguns dados estatísticos e trabalhar à nível de conscientização dessas mulheres que estão a nível de vulnerabilidade”, explicou Dr. Willian.

O delegado ainda apontou detalhes dos casos detectados. “Em dados gerais, compõem a maioria das nossas ocorrências, violência doméstica como um todo. Temos crimes relacionados a honra da mulher, também ameaças, agressões e, em um número menor, crimes mais graves. Mas assim como no Paraná, é um número que cresce e é bem recorrente esse tipo de infração penal. A grande maioria [dos casos] não chega ao conhecimento da polícia. Por isso, eu acho importante esse trabalho a nível de conscientização dessas mulheres, inclusive para poderem, de certa maneira, conhecer o trabalho da Polícia Civil e sentirem um pouco mais de confiança em apresentar as denúncias”, finalizou.

As denúncias de violência doméstica podem ser feitas de forma anônima através do 180 e do 181. O 190 da Polícia Militar também pode ser utilizado.

Nesta terça-feira (3), as integrantes do grupo do Proteção Integral a Família (PAIF) e do Grupo Jovens Mães participaram de uma palestra com representantes da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) sobre higiene da mulher.

A programação contará ainda com mais duas palestras abertas ao público. Na quinta-feira (5), com Ellis Carneiro e Taynara Praismer abordando saúde mental e na sexta-feira (6), com a profª Carmem Lúcia Souza Pinto, ambas no Auditório da Semec, a partir das 19h.