Correio dos Campos

Tibagi adere a programa de resistência a drogas e violência nas escolas

Lançamento oficial do Proerd aconteceu na última sexta-feira e atenderá alunos dos quintos anos das escolas municipais e da APAE
17 de fevereiro de 2020 às 17:34
(Divulgação/PMT)

IMPRENSA/Tibgai – A educação tibagiana agora conta com mais uma conquista. Em evento no Auditório da Secretaria Municipal de Educação e Cultura (Semec), na última sexta-feira (17), foi realizado o lançamento oficial do Programa Educacional de Resistência as Drogas e a Violência (Proerd), que atenderá alunos dos quintos anos das escolas municipais e da APAE. A solenidade contou com a presença de autoridades e oficiais da Polícia Militar (PM).

A luta pelo Proerd no município foi de quase dois anos e é uma conquista da parceria vitoriosa entre o executivo e a Câmara Municipal, através do vereador Eduardo Torres. “Foram quase dois anos de luta, de muitas reuniões com o batalhão. Conseguimos primeiro a Patrulha Escolar, que funciona muito bem em nosso município, mas cobrávamos o Proerd, mas a PM estava sem efetivo e agora, com o primeiro educador social formado, conquistamos o programa em Tibagi e vamos lutar para ele continuar”, garantiu.

A secretária da Semec, Ana Elis Gomes, ressaltou que o programa será muito positivo no município. “Ficamos contentes com a inserção do Proerd em nosso município, pois é mais um programa que vêm somar na prevenção e orientação dos temas abordados. Temos a certeza de que os mais de 300 alunos, que receberão as aulas, se tornarão cidadãos mais respeitosos, críticos e conscientes em suas atitudes no futuro. Agradeço a dedicação do vereador Eduardo, pelo empenho dedicado a essa parceria e também ao capitão Marcondes, subtenente Medeiro e ao soldado Gonçalves que fizeram a palestra de abertura do programa”, disse.

O Capitão Paulo Cesar Marcondes, comandante da 5ª Cia do Batalhão de Patrulha Escolar Comunitário, explicou como é desenvolvido o Proerd. “Estamos destacando um policial militar que será o educador social responsável por atender o município de Tibagi, todas as escolas municipais, com os alunos do quinto ao e também a APAE. Durante dez semanas o policial estará comparecendo as escolas, dando as aulas que hoje compõe o currículo. Após essas dez aulas, o policial semanalmente em sala de aula, nós faremos a formatura geral com todas as crianças e simbolizando o momento onde eles recebem o certificado e fazem um compromisso de permanecer longe das drogas, da violência, como um símbolo de toda a caminhada, das dez semanas de muitas lições, que tratam não somente sobre as drogas”, detalhou.

As aulas do Proerd se iniciarão após a chegada das apostilas e materiais didáticos.