Correio dos Campos

Parceria realiza 261 castrações de cães em Tibagi no último ano

Serviços foram potencializados com o início da operação do Castramóvel
23 de janeiro de 2020 às 18:22
Foto: divulgação

COM ASSESSORIAS – Durante 2019, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) e a Associação Sonho Tibagiano realizaram 261 castrações de cães, em Tibagi. Foram operados animais de rua e domiciliados, visando à redução da população canina do município. O serviço foi potencializado após o funcionamento do Castramóvel.

O secretário de Saúde Wilson Silva, afirma que as castrações são muito importantes para o controle da população canina, mas também é necessário que a população exerça a guarda responsável. “Os cães pelas ruas causam acidentes, ataques a pessoas e também parasitoses. Por isso é imprescindível que os munícipes criem seus animais no espaço de suas residências e não soltos pela rua, que ainda é um hábito que a população tibagiana mantém”, diz.

A expectativa é que, em 2020, 600 castrações sejam realizadas, aumentando ainda mais o serviço ofertado a população.

A Associação Sonho Tibagiano, presta o serviço há alguns anos e estima que mais de três mil cães deixaram de nascer nas ruas. Preocupada com a causa, é grande parceria da Prefeitura neste controle populacional dos animais. Para cadastrar o cão para a castração, a população pode entrar em contato pelo fone (42) 999169134 e estar dentro dos critérios estabelecidos.

A Prefeitura de Tibagi ainda mantém o Canil Municipal com mais de 100 cães que estão disponíveis para adoção. Interessados podem agendar uma visita ao local com a Vigilância Sanitária, através do telefone 3916-2168.