Correio dos Campos

Exposição de animais empalhados abre programação do Dia do Rio

Semana contará ainda com plantio de árvores nativas e também a limpeza no Rio Tibagi
19 de novembro de 2019 às 18:05
(Divulgação/PMT)

IMPRENSA/Tibagi – A exposição de animais empalhados, da Força Verde, deu o pontapé inicial da programação especial alusiva ao Dia do Rio, 24 de novembro, desenvolvida pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Sema). Durante a semana, também serão executadas ações de plantio de árvores nativas em áreas de preservação permanente (APP) e limpeza do Rio Tibagi.

Ao longo desta terça-feira (19), alunos e comunidade prestigiaram a exposição de taxidermizados, que conta com animais nativos dos Campos Gerais, como o tamanduá mirim e o graxaim.

O 2° Sargento Alexandre, da Polícia Ambiental, conduziu a visita dos alunos de uma forma didática. “Bem, na verdade a intenção nossa é somar com a atividade a Prefeitura que programou na semana do dia do Rio. A gente trouxe essa exposição de animais empalhados, ou taxidermizados, para trabalhar a consciência ambiental da população, principalmente das crianças”, disse.

Ele ainda deu detalhes de como é o processo de empalhamento dos animais, que morreram através de acidentes ou com a caça. “Animais mortos, que sofreram o processo de taxidermia, onde é retirada as vísceras e a parte interna do animal, ficando só o coro do animal que passa por um tratamento químico para manter. A estrutura é feita em arame e depois ele é costurado e enchido”, explicou.

Alunos e professores que prestigiaram a exposição aprovaram a experiência diferente. Foi o caso da aluna Cecília Santos Paulino, do oitavo ano do Colégio Irênio. “Eu achei muito legal. Foi uma experiência muito boa. Foi dito sobre a violência contra os animais e eu achei super interessante a conversa que a gente teve”, falou.

A professora Rosita Bueno comentou que a experiência foi enriquecedora para os alunos. “Eu achei ótima essa exposição pelo contato que eles têm, muitos não tiveram contato com os animais nem vivos, nem mortos. É importante eles terem essa consciência”, definiu.

Na quinta-feira (21), às 9h, em parceria com a Associação dos Catadores de Materiais Recicláveis de Tibagi (Acamarti), acontece o plantio de mudas nativas na Prainha, para a recomposição da mata ciliar do Rio Tibagi.

Também na quinta-feira, a partir das 13h, em parceria com as Operadoras de Turismo, Associação Tibagiana de Canoagem (Atica) e voluntários
acontecerá à limpeza do Rio Tibagi. A Sema busca voluntários para ajudarem na atividade. Interessados precisam ser maiores de 18 anos e devem procurar a Secretaria através do telefone 3916-2151 para realizar a inscrição.

O Dia do Rio, em Tibagi, foi instituído com a Lei n°1514 de 1996, com objetivo de preservação e conservação. Atualmente, ele faz parte do calendário oficial do município, junto com o dia da Água, dia da Árvore e o dia do Meio Ambiente.