Correio dos Campos

Prefeitura apresenta projeto de monitoramento para Polícia Civil e Militar

Câmeras de alta tecnologia serão instaladas em pontos estratégicos espalhados pela sede e distritos
14 de novembro de 2019 às 17:22
(Divulgação//PMT)

IMPRENSA/Tibagi – Nesta quarta-feira (13), a Prefeitura de Tibagi realizou uma reunião sobre a localização dos pontos em que serão instaladas as câmeras de monitoramento de alta resolução e tecnologia, na sede e nos distritos. O encontro contou com a presença do delegado da Polícia Civil, Willian Alves de Lima, do Sargento Martins, da Polícia Militar (PM), do presidente da Câmara Municipal, Enio Antunes, dos vereadores Elizeu Cortez e Gilson Roberto, do gerente do Departamento de Tecnologia da Informação (TI), Marcio Lara e do gerente de Cultura, Sidnei Bielski.

O município adquiriu 14 modelos Speed Dome Smart IPC indoor e outdoor, que ficarão em pontos estratégicos e garantirão a segurança da população. Estes equipamentos também têm tecnologia que pode identificar a placa de veículos e fazer filmagens no escuro. Também foram adquiridos 100 equipamentos do tipo Exir que serão instaladas em todos os prédios públicos. O investimento na aquisição das câmeras de monitoramento foi de cerca de R$400 mil, com recursos próprios do executivo.

A Prefeitura, junto com o Ministério Público e Câmara Municipal, trabalha em uma reforma administrativa para a criação do cargo de diretor de segurança, uma pessoa com experiência em segurança pública que ficará responsável pelo monitoramento dos equipamentos.

O projeto de monitoramento foi feito através de uma parceria entre o poder executivo e o vereador Enio Antunes. Ele destaca que agora, com o projeto em execução, ele fica satisfeito em colaborar com a segurança pública municipal. “É uma sensação de segurança muito grande que dará para os munícipes. Além da cidade, abrangeu o município todo e os distritos também são contemplados com as câmeras. É um projeto que tem tudo para dar certo e que contentará todos”, afirmou.

O sargento Martins, da PM, ressaltou que a reunião foi de grande valia e com a experiência deles em segurança pública, foi possível a recomendação de novos pontos para fixarem as câmeras. “A Polícia Militar de Tibagi, juntamente com a equipe do novo monitoramento da cidade, vê de suma importância, visto que a cidade vai estar monitorada com câmeras de alta precisão, alta resolução, e, com certeza, vai inibir algum futuro roubo que ocorra na cidade”, disse.

Na próxima semana, responsáveis da empresa ganhadora da licitação para instalação das câmeras virão até Tibagi para início do projeto de monitoramento, que depois seguirá para aprovação do executivo e legislativo. A expectativa é que até a segunda quinzena de janeiro todas as câmeras já estejam instaladas.