Correio dos Campos

Café no Pátio de Máquinas celebra Novembro Azul em Tibagi

Ação de conscientização alertou homens sobre os cuidados com à saúde
4 de novembro de 2019 às 17:38
(Divulgação/PMT)

IMPRENSA/Tibagi – Abrindo a celebração do Novembro Azul, mês de Conscientização e Prevenção à Saúde do Homem, em especial ao câncer de próstata, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) promoveu um café especial para os servidores do Pátio de Máquinas nesta segunda-feira, às 7h30. Durante o encontro, com cerca de 50 homens, a médica Ana Paula Berke e o secretário municipal da pasta, Wilson Silva, apresentaram os principais cuidados e a importância da prevenção.

“Buscamos trazer informações aos homens, desmistificando e procurando quebrar o estigma sobre a prevenção e diagnóstico precoce do câncer de próstata. É importante que os homens procurem realizar consulta de rotina, onde o médico irá definir os exames e condutas a serem tomadas, não somente com relação ao câncer de próstata, mas também outras doenças, como diabetes e hipertensão”, explicou Silva.

A médica classificou como “crucial” a ação no local de trabalho. “A gente veio no local de trabalho, porque os homens não têm essa cultura de procurar se informar sobre a sua saúde ou mesmo de procurar atendimento médico. A maioria, só procura o serviço de saúde quando já está doente e, na verdade, o ideal seria que eles procurassem para fazer a prevenção, antes de adoecer”, relatou Dra Ana Paula.

O servidor público, Claudinei Navarro, aprovou a atividade e destacou que mais eventos assim serão bem recebidos no Pátio de Máquinas. “O pessoal tem que ser conscientizado, porque, como eles falaram, o homem tem esse preconceito. Tinha que realmente conscientizar o pessoal para que eles possam tirar esse pensamento preconceituoso da cabeça. Foi muito válido. É bom sempre ter reuniões como essa, aqui no pátio”, afirmou.

Além da conscientização, também foi realizado um sorteio de prêmios para estimular o público.

A SMS está preparando um cronograma com mais atividades e encontro com homens para ressaltar a importância do cuidado com a saúde.