Correio dos Campos

Sema promove limpeza no Rio Capivari

Ação foi realizada após o apelo de alunos da Escola São Bento
29 de outubro de 2019 às 17:40
(Divulgação/PMT)

IMPRENSA/Tibagi – Nesta terça-feira (29), a Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Sema), em parceria com a Associação Tibagiana de Canoagem (Atica), realizou a limpeza no Rio Capivari, na localidade de São Bento. A ação foi pedida pelos alunos do quarto ano da Escola São Bento que, como parte do Programa Caiubi, realizado em parceria com a Klabin, escreveram uma carta e enviaram para a Sema. Uma grande quantia de resíduos, entre pneus, carcaças de automóveis, motores de eletromésticos, foi retirada do local.

Leri Ribeiro, gerente da Sema, comentou que é muito importante esta preocupação das crianças com a limpeza do meio ambiente. “Fiquei muito contente desta atitude dos alunos, em solicitar a limpeza. Esta ação sensibiliza e conscientiza a população de que não pode jogar lixo no rio, na beira de nascente, de córregos, de área de preservação permanente, pois polui e contamina a água”, falou.

A professora Inez Maria Garcia Krastch contou que além da solicitação da limpeza, a classe está realizando outras atividades para preservação da água. “Fizemos a primeira visita, vimos que tinha muito lixo às margens do rio, e que as crianças não iriam conseguir tirar todo o lixo. Por isso enviamos a carta pedindo ajuda e prontamente fomos atendidos. Além disso, estamos fazendo a revitalização de uma nascente, na propriedade de um aluno da escola, e iremos plantar árvores no local”, explicou.

A estudante, Maria Eduarda Nascimento, de nove anos, destacou o que ela aprendeu com o projeto. “Achei muito importante, porque estamos ajudando o meio ambiente e também conservando o meio ambiente bem limpo. Aprendi que as pessoas não podem jogar lixo no rio e em nenhuma parte. A gente deve guardar o lixinho que a gente gerou e jogar em casa”, relatou.

O professor da Atica, André de Paula, levou seis alunos para a ajudar na limpeza. “A gente preza muito essa conscientização com os alunos e para nós é muito legal poder ajudar e mostrar para eles. Isso faz parte do nosso trabalho também. A ideia é fazer um trabalho de conscientização mesmo e isso é aos pouquinhos a gente vai mudando e esse é o caminho para daqui vinte anos estar todo mundo conscientizado”, garantiu.