Correio dos Campos

Tibagi prepara programação para comemorar dia do idoso

Grupos atendidos pelos SCFV se reunirão para celebrar a data
1 de outubro de 2019 às 17:48
(Divulgação/PMT)

IMPRENSA/Tibagi – Nesta terça-feira (1°) é comemorado o Dia Internacional do Idoso, data instituída pela Organização das Nações Unidas (ONU) para tratar do direito dos idosos e demonstrar a importância do respeito às pessoas idosas. Em Tibagi, o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) atende mais de cem idosos nos três grupos, o “De bem com a Vida”, do Alto do Amparo, o “Renascer”, de Caetano Mendes e o grupo “Feliz Idade”, da sede.

Para celebrar a data, no dia 16 de outubro o SCFV reunirá todos os grupos no Alto do Amparo para um dia recreativo e cultural. De acordo com o diretor do SCFV, Donizethe Sales, a reunião dos grupos foi especialmente pensada. “Este evento vai ser mais festivo já que durante todo o ano e comentado os direitos dos Idosos”, garante.

Estatísticas

Dados apresentados pelo Ministério da Saúde apontam que atualmente, os idosos representam 14,3% dos brasileiros, o que corresponde a 29,3 milhões de pessoas.

Segundo o Estudo Longitudinal da Saúde dos Idosos Brasileiros (ELSI-Brasil) divulgado em 2018, 75,3% dos idosos brasileiros dependem “exclusivamente” dos serviços prestados no Sistema Único de Saúde (SUS). Ainda segundo o levantamento, 83,1% realizaram pelo menos uma consulta médica nos últimos 12 meses.

Tendo por base dados obtidos por meio da Pesquisa Nacional de Saúde, o MS informa que 24,6% dos idosos tem diabetes, 56,7% tem hipertensão, 18,3% são obesos e 66,8% tem excesso de peso.

As doenças do aparelho circulatório são a principal causa de internação entre idosos. Em 2018, foram 641 mil internações registradas no Sistema Único de Saúde (SUS) de pacientes acima de 60 anos.