Correio dos Campos

Capacitação com servidores apresenta pontos positivos da gestão

Secretarias demonstram resultados satisfatórios e gestão é elogiada por equipe de instrutores
30 de setembro de 2019 às 17:23
(Divulgação/PMT)

IMPRENSA/Tibagi – Na última quinta e sexta-feira (26 e 27), secretários e gerentes das secretarias municipais participaram da Oficina de Planejamento Estratégico da Gestão, oferecido através do programa de apoio à gestão pública, da Klabin. Durante os dois dias de treinamento, a equipe da Prefeitura de Tibagi aprendeu um pouco mais sobre planejamento governamental e também puderam apresentar os resultados dos trabalhos desempenhados por cada secretaria.

O prefeito Rildo Leonardi participou da oficina e relatou que o bom trabalho é a união de forças de toda a equipe. “O comprometimento das secretarias é um dos diferenciais de nossa equipe. Sabemos que precisamos melhorar alguns pontos, mas no geral os profissionais que nos avaliaram confirmaram que nossa gestão é muito positiva, com grandes destaques. Como prefeito fico muito satisfeito com este resultado”, avaliou.

O instrutor do curso, Mauro Zanini, apontou quais os pontos positivos percebidos após as apresentações das secretarias. “É uma gestão equilibrada financeiramente, que trouxe vários benefícios na área ambiental, que é uma referência regional. É uma cidade que tem a sua cultura forte, tem suas características de turismo, a educação é organizada e que vem fazendo um bom trabalho, no todo é uma gestão que cumpre seu papel público e que está querendo avançar e cumprir todo o seu programa de governo”, disse.

Algumas ações da gestão pública do município foram consideradas positivas, principalmente em relação ao dados financeiros do executivo, como os gastos com pessoal dentro do limite prudencial, a dívida consolidada controlada e o controle interno atuando de forma preventiva. Títulos como o de maior produtor de trigo do Paraná e segundo maior produtor de milho do estado também foram lembrados.

A equipe que ministrou a oficina classificou como “ótimo” o acompanhamento de convênios, por parte da equipe da Secretaria de Planejamento. Tibagi conta com dez obras em andamento e cinco prestes a serem iniciadas. O TibagiPrev (plano de previdência municipal), as certidões negativas em dia, o uso de pregão eletrônico em licitações, as metas fiscais cumpridas, o Plano Diretor Municipal revisado, com zoneamento e ocupação do solo e código de obras, nota do produtor organizada, operação transbordo, a atenção básica em saúde, os trabalhos da vigilância sanitária e epidemiologia, a Farmácia Municipal, profissionais capacitados em saúde também receberam a avaliação considerada “ótima”. A atualização da frota com veículos, que conta com quatro novas motoniveladoras, uma pá-carregadeira, duas escavadeiras hidráulicas, dois rolos compactadores, cinco caminhões, uma prancha, um caminhão toco, um caminhão comboio e um tanque, contribuíram para o reparo e manutenção de mais de 3 mil quilômetros de estradas rurais em todo o município, de 2017 até o momento.

Ainda receberam a avaliação de “ótimo” a manutenção e limpeza de espaços públicos, a articulação com atrativos turísticos privados, o transporte e a merenda escolar.

Equipamentos esportivos e culturais, programas, competições, coleta de lixo e coleta seletiva receberam a avaliação “média/alta”.