Correio dos Campos

Associação busca desenvolver comunidade do Cerrado Grande

Atualmente com quinze integrantes, a associação quer explorar potencial turístico da região
20 de setembro de 2019 às 16:44
(Divulgação/PMT)

IMPRENSA/Tibagi – Em fevereiro de 2019 foi criada a Associação de Moradores e Produtores do Cerrado Grande (AMPRCG) e desde então ela vem trabalhando no desenvolvimento sustentável dos pequenos produtores e da região. Quinze pessoas já integram a associação. Entre os associados estão os mais diversos segmentos da agricultura familiar, como a produção de verduras orgânicas, criação de animais, pomares, um engenho que faz farinha de milho e fubá, e a cozinha com autorização da vigilância sanitária para a fabricação de alimentos que são distribuídos na merenda escolar. A AMPRCG também trabalha na criação de uma marca exclusiva para a distribuição dos produtos, que é a “Mimos da Terra”.

A presidente é a agricultora Neida Hermann de Campos, que explica como aconteceu o surgimento da AMPRCG. “Começou com o plantio de amora, depois abóbora de alguns pequenos que ficavam sobrando. Aí veio a dúvida. ‘O que fazer com isto?’ ‘Como comercializar?’ Então começou basicamente por aí, incentivando eles a cuidarem. Mas precisava ter um meio de comercializar e a associação é um dos meios para ajudar nesse sentido”, diz.

Ela ainda comenta as mudanças positivas já percebidas desde a criação da AMPRCG. “No passado eles não acreditavam muito e eu até parei pelo caminho. Eu não queria tocar a coisa sozinha, eles tinham que entender que era uma coisa para eles. Agora eles já entenderam o sentido da associação e agora eles já têm participado mais”, frisa.

Foco no turismo

Além do desenvolvimento sustentável dos produtores, agora a AMPRCG está com olhos para outro grande mercado local, o turismo. Planos são traçados para a criação de uma rota turística na região do Cerrado Grande, compreendendo as propriedades.