Correio dos Campos

Tibagi realiza 11° Conferência Municipal de Assistência Social

Conferência teve como tema "Assistência Social um direito do povo com financiamento público e participação social"
15 de agosto de 2019 às 18:09
(Divulgação/PMT)

IMPRENSA/Tibagi – A Secretaria Municipal da Criança e Assistência Social (SMCAS) realizou, nesta quinta-feira (15), na Associação Amigos dos Idosos de Tibagi (AAMITI), a 11ª Conferência Municipal da Assistência Social, que teve como tema “Assistência Social: um direito do povo, com financiamento público e participação social”. O evento reuniu a rede de atendimento e os usuários dos serviços da SMCAS. A vice-prefeita, Helynez Santos Ribas, também marcou presença na conferência.

A vice-prefeita destaca a sua satisfação em participar da conferência. “É muito importante a participação da população nas discussões acerca do tema, buscando direitos e também entendendo como é possível trabalhar em conjunto com o financiamento público nos trabalhos da assistência social. Quero parabenizar todos os integrantes da Secretaria Municipal da Criança e Assistência Social, na pessoa da secretária Rosalina e a toda sua equipe. Também parabenizo aos integrantes do Conselho Municipal de Assistência Social e desejo muito sucesso”, fala Helynez.

A secretária da SMCAS, Maria Rosalina Moura e Silva, ressalta que a participação popular é necessária e bem vinda para a criação de políticas públicas de qualidade. “A conferência é um espaço onde o usuário, as entidades e toda a comunidade em geral têm para avaliar todo o trabalho da assistência social e também para propor novas ações para os próximos dois anos. É muito bom saber que a população está comprometida, envolvida, está nos ajudando a traçar a nossa política, porque é o nosso público que vai ser beneficiado”, diz.

Na abertura do evento aconteceu uma palestra com o assistente social Uilson José Gonçalves Araújo “O foco esse ano, no trabalho dessa conferência, é discutir a política de assistência como direito, discutir o financiamento dessa política e também a participação popular. Para hoje, vamos trabalhar nesses três eixos, que vamos discutir a política, o financiamento, a participação popular, para que possam entender que a assistência social é uma política pública, e como política pública ela é uma política de direito e não de ajuda e nenhum favor. Não é um favor político, não é uma ajuda, porque nós já rompemos com essa lógica do assistencialismo, só que para que ela aconteça é necessário que exista o financiamento, porque sem recurso não como operacionalizar a política pública. Por fim, dentro dessa operacionalização, é fundamental a participação da comunidade, porque nós conseguiremos efetivar e consolidar a política pública com a participação do povo, porque se o povo não participa, logo a gente não vai saber o que de fato eles precisam e necessitam e as ações da política pode não ser o que eles esperam”, explica.

O senhor José Pinto Ribeiro participa do grupo de idosos de Caetano Mendes e relata toda a sua alegria nos trabalhos. “Eu vou no grupo e gosto. É muito bem cuidado, bem tratado. Só gente boa”, conta animado.