Correio dos Campos

Escola Telêmaco Borba promove projeto de conscientização ao bullying

Patrulha Escolar ministrou palestra para os alunos dos terceiros, quartos e quintos anos
29 de junho de 2019 às 16:37
(Divulgação/PMT)

IMPRENSA/Tibagi – O auditório da Secretaria Municipal de Educação e Cultura (Semec) ficou lotado por alunos dos terceiros, quartos e quintos anos da Escola Municipal Telêmaco Borba, na manhã desta sexta-feira (28). Eles participaram de uma palestra especial sobre bullying, tema do projeto desenvolvido pela escola para o Cooperjovem, da Frísia. A palestra foi proferida pelo soldado da Patrulha Escolar, Daniel Santos.

O projeto é desenvolvido pela coordenadora pedagógica, Ariele Pereira, e pelas professoras Scheila Carneiro de Paula e Neuza Maria. A coordenadora explica que o tema do projeto foi definido em parceria com toda a comunidade escolar. “Levantamos o tema junto com os pais e dentro de sala de aula estamos trabalhando os valores humanos com as crianças”, disse Ariele.

A professora Scheila explica como o tema está sendo abordado em sala de aula com os alunos. “Começamos a aplicação [do projeto] já no mês junho, dividimos algumas atividades entre respeito, solidariedade, todos os itens que podem estar envolvidos com o bullying e uma vez por mês vai ser desenvolvido isso junto com palestra”, detalha.

O palestrante, soldado Daniel Santos, falou para as crianças o que é o bullying e o que ele pode causar. “Fomos convidados a ministrar uma palestra sobre bullying, que é um tema muito atual também presente, infelizmente, em todas as escolas. A gente vai tentar trabalhar de uma maneira mais dinâmica, mais simples assim que as crianças entendam quais são as consequências e como a gente pode prevenir esse mal. Vai ser uma palestra mais informativa, eles vão captar as informações e levar para suas casas, sala de aula, para discutir com seus pais e refletir sobre suas ações”, comenta.

O projeto segue na escola até o fim do ano com atividades e palestras. Nos próximos meses os alunos do pré, primeiro e segundo ano participarão de uma palestra com psicóloga da Semec e as famílias dos alunos terão um encontro com representante do Ministério Público.