Correio dos Campos

Profissionais da Saúde recebem capacitação sobre arboviroses

Médicos, enfermeiros, técnicos e agentes comunitárias puderam aprender um pouco mais sobre o manejo clínico em casos como a febre amarela
6 de junho de 2019 às 17:06
(Divulgação/PMT)

IMPRENSA/Tibagi – A quarta-feira foi de capacitação para médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem e Agentes Comunitários de Saúde (ACS). Eles aprenderam um pouco mais sobre o manejo clínico em casos de arboviroses (doenças transmitidas por insetos e aracnídeos), como a febre amarela, dengue, Zika vírus e febre chikungunya.

A capacitação foi ministrada pelo técnico da Secretaria de Estado de Saúde (Sesa), José Carlos Leite. “Morreu um macaco aqui na região e a gente está fazendo a capacitação nos municípios onde ocorreu o que a gente chama de epizootia, que são morte de animais, no caso da febre amarela em macacos. A gente está correndo as regionais e estamos vindo aqui em Tibagi para falar mais sobre a doença”, disse Leite.

O técnico falou de forma mais aprofundada sobre os cuidados, o tipo de transmissão, a evolução, as formas de contágio e como os profissionais da saúde podem agir para orientar a população e evitar a contaminação.

A febre amarela é uma doença que pode ser evitada com a vacina e quem ainda não se imunizou pode procurar a unidade de saúde mais próxima e garantir a prevenção à doença.